O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Dicas

Catia Fonseca revela quais temperos não podem faltar na cozinha

Catia Fonseca revela que seu dom na cozinha é sempre associado a algum truque especial que torna suas receitas ainda mais deliciosas

Postado em 28 de novembro de 2024 por Letícia Leite
Foto de Capa 2024 11 28T115400.874
Temperos que não podem faltar na cozinha. Foto: Freepik

A apresentadora Catia Fonseca tem mostrado a seus seguidores nas redes sociais que seu amor pela culinária se estende muito além do que é exibido diariamente em seu programa. Seu dom na cozinha é sempre associado a algum truque especial que torna suas receitas ainda mais deliciosas.

Quando o assunto é temperos, Catia revela quais são os seus preferidos e oferece dicas para deixar os pratos cheios de sabor, aroma e personalidade. Veja:

 

Catia no estudio do Melhor da Tarde Foto Instagram da apresentadora
Foto: Reprodução redes sociais

 

Cominho: com aroma marcante e sabor levemente terroso, o cominho é indicado para carnes, molhos, sopas e vegetais. É muito utilizado em pratos de influência latina, indiana e árabe, sendo ideal para temperar ensopados, refogados e preparações com legumes assados. “Eu gosto também no feijão”, conta.

Páprica: extraída do pimentão seco e moído, a páprica pode ser doce, picante ou defumada. É recomendada para aves, batatas, carnes e molhos. “Na minha cozinha, quando faço peixe, ela sempre está presente”, afirma Catia. É frequentemente utilizada na culinária húngara, como no clássico goulash, mas também em receitas de frango grelhado e legumes assados.

Chimichurri: mistura de ervas desidratadas como salsinha, orégano e alho, o chimichurri é tradicional na Argentina e no Uruguai. Combina com aves, carnes, feijão e molhos, sendo um tempero essencial para churrascos, marinadas e acompanhamentos como o feijão tropeiro. “O segredo para o chimichurri perfeito é deixar os temperos marinando pelo menos 12 horas antes de usar, o que dá um sabor ainda mais incorporado e intenso”.

Alecrim: com aroma herbal intenso, o alecrim é usado principalmente em batatas, carnes e sopas. “Se tem cheiro mais gostoso do que do alecrim, eu desconheço e saibam que ele é usado até como repelente”, comenta. Essa erva aromática é um clássico na cozinha mediterrânea, ideal para pratos assados, como carne de porco, cordeiro ou batata rústica.

Cúrcuma: conhecida pela cor amarela vibrante e propriedades antioxidantes, a cúrcuma é indicada para arroz, aves, sopas e vegetais. Muito presente na culinária asiática, é um ingrediente essencial no curry e em receitas de arroz temperado.

Canela: com sabor adocicado e levemente picante, a canela é ideal para doces, mingaus e panquecas. Ela é muito utilizada em sobremesas como tortas de maçã, arroz doce e bebidas quentes, além de ser versátil em preparações de café e chá. “A canela é muito famosa fora da cozinha também, pois existe a superstição de que soprá-la em casa todo dia 1º do mês traz fartura. Na dúvida e não fazendo mal para ninguém, tentar não custa nada, não é mesmo?”, brinca a apresentadora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também