O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Aprendiz do Futuro

Goiás Social abre inscrições para cadastro de reserva no Aprendiz do Futuro

Programa oferece emprego e formação a jovens em situação de vulnerabilidade

Postado em 29 de novembro de 2024 por Micael Silva
Goiás Social abre inscrições para cadastro de reserva Foto: Carol Costa e Romullo Carvalho/ Seds
Goiás Social abre inscrições para cadastro de reserva Foto: Carol Costa e Romullo Carvalho/ Seds

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), abriu inscrições para o cadastro de reserva no programa Aprendiz do Futuro. Os interessados têm até 30 de dezembro de 2024 para se inscrever pelo site aprendizdofuturo.org.br. O edital completo está disponível no site da Seds: social.go.gov.br.

Adolescentes que completam 14 anos em 2024, até 15 anos e 11 meses, podem participar. É necessário estar em situação de vulnerabilidade, ter família inscrita no Cadastro Único, estudar em escola pública ou ser bolsista integral de escola particular e ter renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.

O público-alvo também inclui adolescentes de etnias indígenas, quilombolas, ciganos, afrodescendentes, ou famílias de mulheres vítimas de violência doméstica. Pessoas com deficiência também podem se inscrever, sem limite de idade.

Leia mais : Goiânia terá transporte gratuito para a Campus Party Goiás 4

Os jovens contratados recebem salário de R$ 663,39, férias, 13º salário, vale-alimentação de R$ 150, vale-transporte, seguro de vida e uniforme. A jornada é de quatro horas diárias, com um dia da semana reservado para cursos de formação e reforço em Matemática e Português, ministrados pela plataforma da Renapsi, parceira do programa.

Criado em 2021, o Aprendiz do Futuro já empregou 12 mil jovens em órgãos públicos de todos os 246 municípios do estado. O programa busca promover inclusão, capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, reforça o impacto social da iniciativa. Ela destaca que o programa proporciona aos adolescentes o primeiro contato com o mercado de trabalho, sem prejudicar os estudos.

O secretário da Seds, Wellington Matos, afirma que o programa é abrangente e estruturado. Segundo ele, os jovens contratados têm direitos trabalhistas garantidos e suporte para desenvolver autonomia financeira. Além disso, podem ajudar suas famílias com a renda obtida, beneficiando tanto os participantes quanto suas comunidades.

O programa prioriza tecnologia, mercado de trabalho e alta performance, buscando transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade em Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também