sábado, 7 de novembro de 2026
Educação

Mabel propõe transferir parte do EJA ao Estado: “é mais profissionalizante”

Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás dividiram responsabilidade sobre o Ensino Fundamental do EJA, na capital

Bruno Goulartpor em
Mabel propõe transferir parte do EJA ao Estado: "é mais profissionalizante"
Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta quinta-feira (28/11) uma proposta de reformulação no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município.

Atualmente, Goiânia é responsável pela oferta do programa de aceleração de aprendizagem do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Com a nova proposta, o atendimento do 6º ao 9º ano seria transferido para o Governo de Goiás, que já gerencia o Ensino Médio.

Reformulação no EJA

Mabel argumenta que a mudança traria benefícios aos estudantes, já que o Estado possui maior estrutura para oferecer cursos profissionalizantes.

Leia mais: Aneel confirma bandeira verde para consumo de energia em dezembro

“Para que eu vou deixar ele na minha EJA se a do Estado é mais profissionalizante? Vai dar mais condição para aquela pessoa não só aprender a ler e escrever, mas se profissionalizar”, afirmou.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Goiânia concentraria seus esforços no atendimento do 1º ao 5º ano, enquanto o Governo de Goiás assumiria do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio.

Eleições nas escolas

Além da reformulação do EJA, o prefeito eleito garantiu que as eleições para diretores das escolas municipais devem ocorrer em até 90 dias. O processo, que envolve mais de 150 unidades escolares, havia sido suspenso recentemente pela Prefeitura, gerando descontentamento entre professores, pais e alunos.

A suspensão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), mas sem justificativas claras. Segundo informações preliminares, a medida foi solicitada pela equipe de transição de Mabel, que alegou necessidade de revisar o processo eleitoral. Até o momento, detalhes dessa revisão não foram divulgados.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
EJA Governo de Goiás Sandro Mabel transferência

Veja também

Pirenópolis reúne mestres da cultura popular em curso gratuito; veja como se inscrever

“Tessituras do Brincar”

Pirenópolis reúne mestres da cultura popular em curso gratuito; veja como se inscrever

Formação de 90 horas reúne referências de diferentes tradições brasileiras e segue até junho ...
Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...
PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Federação

PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Aliança com Solidariedade, Avante e PRD ainda depende de aval do Diretório Nacional; partido tamb�...