O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Previsão do tempo

Goiás tem previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste sábado (30)

Goiás tem risco de chuvas intensas com ventos de até 70 km/h

Postado em 30 de novembro de 2024 por Micael Silva
Goiás tem previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste sábado Foto: Reprodução/ Secom
Goiás tem previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste sábado Foto: Reprodução/ Secom

O estado de Goiás está sob alerta de chuvas intensas neste sábado (30). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê acumulados de 30 mm/h a 60 mm/h, com rajadas de vento de até 70 km/h.

O avanço de uma frente fria na região Sudeste influencia as condições climáticas em Goiás. O dia deve ser marcado por sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuva. Algumas dessas chuvas podem ocorrer como tempestades, acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas.

Goiânia, a capital, também está na área de alerta. A previsão aponta sol, nebulosidade e pancadas de chuva, com máxima de 30ºC. A umidade do ar deve variar entre 55% e 95%. A cidade pode registrar acumulados de até 20 mm de precipitação.

Leia mais: Homem se afoga em enxurrada em Goiânia

Diversos municípios têm previsão de chuvas significativas. Em Nova Aurora, o acumulado pode chegar a 30 mm. Outras localidades, como Anápolis, Ouvidor, Três Ranchos, Cumari, Santa Helena, Iporá e Palmeiras de Goiás, podem registrar volumes de até 25 mm.

Regiões como o Sudoeste e Sul do estado têm previsão de acumulados mais altos. Em cidades como Jataí e Rio Verde, a chuva pode alcançar 50 mm. Já em Itumbiara, o acumulado pode chegar a 30 mm.

Na tarde de sexta-feira (29), Goiânia registrou chuvas intensas. O maior volume foi de 44 mm em uma hora na região Centro-Oeste, próximo ao Detran-GO. Na região Sul, foram registrados 42,6 mm no Jardim América e 36,6 mm no Parque Amazônia.

A frente fria que avança pelo estado aumenta o risco de tempestades. Segundo o Cimehgo, os volumes de chuva podem atingir até 80 mm em 24 horas em algumas regiões. A recomendação é de atenção redobrada.

Embora a previsão inclua variação climática, o risco de tempestades exige cuidados. Populações de áreas mais vulneráveis devem permanecer atentas às atualizações meteorológicas e sinais de alagamentos.

Goiás segue com a combinação de sol, nebulosidade e chuvas até o fim do dia. A influência da frente fria reforça o alerta para possíveis rajadas de vento e descargas elétricas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também