Alemanha reforça apoio à Ucrânia com pacote de 650 milhões de euros
Novo pacote inclui tanques, drones e sistemas de defesa aérea
Em visita a Kiev, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, declarou nesta segunda-feira (2) que contribuirá com um novo pacote de apoio militar à Ucrânia, no valor de 650 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,35 bilhões).
Durante o encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, os dois líderes realizaram uma demonstração de drones militares desenvolvidos em conjunto por empresas da Ucrânia e da Alemanha.
O apoio da Alemanha à Ucrânia tem sido uma questão central na política interna do país, especialmente em meio à campanha eleitoral alemã. O novo pacote de ajuda inclui, entre outros itens, sistemas de defesa aérea, tanques e drones armados.
Leia também: Há poucos meses de encerrar o cargo, Biden emite perdão presidencial ao filho
Além das questões de defesa, os dois líderes abordaram o desejo da Ucrânia de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um pedido que será discutido pela aliança militar em uma reunião marcada para amanhã, terça-feira (3), em Bruxelas, na Bélgica.
Esta é a primeira vez que o chanceler alemão viaja à Ucrânia desde o início do conflito com a Rússia, em fevereiro de 2022. A visita de Scholz a Kiev também incluiu uma visita a um hospital local, onde ele conversou com soldados ucranianos feridos em combate.