NASA lança desafio com prêmio de R$ 260,9 mil para resgate de astronautas na lua
Segundo a NASA, um dos principais desafios da missão é o risco de ferimentos que possam incapacitar um astronauta em um ambiente tão hostil
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou em 14 de novembro um prêmio de 45 mil dólares, cerca de R$ 260,9 mil, para quem desenvolver o melhor projeto de resgate de astronautas na Lua. O concurso, chamado ‘South Pole Safety’, busca soluções para garantir a segurança da equipe da missão Artemis III, que levará humanos ao satélite pela primeira vez em mais de 50 anos.
Segundo a NASA, um dos principais desafios da missão é o risco de ferimentos que possam incapacitar um astronauta em um ambiente tão hostil. A superfície lunar apresenta obstáculos como rochas de tamanhos variados, crateras com diâmetros entre 1 e 30 m, iluminação precária, temperaturas extremas e a limitação de apenas um outro astronauta disponível para realizar um possível resgate.
A preocupação maior da agência está relacionada às Atividades Extraveiculares (EVAs). “Caso um integrante da equipe fique incapacitado durante uma missão, é essencial garantir sua rápida e segura devolução ao sistema de pouso lunar”, destacou a NASA.
O desafio consiste em projetar um equipamento que atenda aos seguintes critérios:
- Baixo peso;
- Operação simplificada, que permita o uso por apenas uma pessoa;
- Capacidade para carregar pelo menos 343 kg;
- Funcionamento independente de um rover lunar;
- Capacidade de locomoção por distâncias de até 2 km e inclinações de até 20 graus, transportando um astronauta ferido.
Os projetos podem ser enviados entre 14 de novembro e 25 de janeiro de 2025. O prêmio será dividido entre as cinco propostas mais bem avaliadas por um painel de especialistas. A participação é aberta a maiores de 18 anos de qualquer país, exceto aqueles sujeitos a sanções dos EUA. É permitido competir individualmente ou em equipes.