Vasco busca empate heroico com o Atlético-GO em são januário
Vasco e Atlético Goianiense empataram na 36ª rodada do Brasileirão
Na estreia do técnico Felipe Maestro, o Vasco mostrou força para evitar a derrota e empatou por 2 a 2 com o já rebaixado Atlético Goianiense, neste sábado (30), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma noite de altos e baixos em São Januário, o cruzmaltino chegou a estar perdendo por 2 a 0, com dois gols de Luiz Fernando, mas buscou a igualdade no segundo tempo com Max Dominguez e Alex Teixeira, que entraram no decorrer da partida.
O empate encerra uma sequência de quatro derrotas consecutivas do Vasco e coloca a equipe na 10ª colocação, com 44 pontos. Apesar disso, as chances de rebaixamento são mínimas, mas as esperanças de classificação para a Libertadores praticamente acabaram. Já o Atlético-GO, lanterna com 27 pontos, apenas cumpre tabela nas últimas rodadas, pois já teve seu rebaixamento decretado.
Dragão surpreende e abre vantagem
O Vasco começou a partida tentando impor seu ritmo e criou as primeiras chances com Philippe Coutinho. Aos sete minutos, o meia deu ótimo passe para Puma Rodríguez, que cruzou rasteiro, assustando o goleiro Ronaldo. Aos 15, foi a vez de Coutinho finalizar da entrada da área, mas o chute saiu fraco, facilitando a defesa do arqueiro do Dragão.
A equipe goiana, no entanto, começou a se soltar e aproveitou os espaços deixados pela defesa vascaína. Aos 20 minutos, Luiz Fernando tabelou com Derek e, livre na entrada da área, chutou no canto, sem chances para Léo Jardim, abrindo o placar: 1 a 0.
Leia mais: Seis clubes ainda disputam por uma vaga na Libertadores de 2025
Com a vantagem, o Atlético-GO dominou o restante do primeiro tempo, aproveitando a instabilidade do Vasco. Irritada com o desempenho da equipe, a torcida cruz-maltina não poupou críticas, entoando gritos de “time sem vergonha” ainda antes do intervalo.
Mudanças e reação do Vasco
Na volta do intervalo, Felipe Maestro promoveu mudanças importantes, colocando Leandrinho, Payet e Alex Teixeira em campo. No entanto, foi o Atlético-GO quem ampliou o marcador. Aos 10 minutos, Shaylon fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Luiz Fernando apareceu livre para finalizar de primeira e marcar o segundo gol da noite: 2 a 0 para o Dragão.
Com a desvantagem, o Vasco foi para o tudo ou nada, incentivado por sua torcida, que alternava entre cobranças e apoio. O Atlético-GO teve chances de matar o jogo em contra-ataques, mas Derek, Janderson e Hurtado desperdiçaram oportunidades claras.
A reação vascaína começou aos 29 minutos. Max Dominguez, que entrou bem no jogo, recebeu passe de Alex Teixeira e tocou na saída de Ronaldo, diminuindo o placar para 2 a 1. Nos acréscimos, a pressão cruz-maltina surtiu efeito. Após um bate-rebate dentro da área, Alex Teixeira aproveitou a sobra e chutou forte, empatando o jogo para delírio da torcida: 2 a 2.
Situação na tabela
Com o empate, o Vasco alcança os 44 pontos e permanece na 10ª colocação. A equipe ainda enfrentará o Atlético-MG, fora de casa, e o Cuiabá, em São Januário, nas rodadas finais. Apesar de ter afastado o fantasma do rebaixamento, as chances de alcançar uma vaga na Libertadores são praticamente nulas.
O Atlético-GO, por sua vez, segue na lanterna, com 27 pontos, e cumpre seus últimos compromissos na Série A contra Fortaleza e Bahia. Mesmo com o rebaixamento confirmado, o Dragão mostrou competitividade e dificultou a vida do Vasco em pleno São Januário.