O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Economia brasileira

Pix se torna meio de pagamento mais utilizado no Brasil, segundo BC

76,4% da população utiliza Pix

Postado em 4 de dezembro de 2024 por Otavio Augusto
Pix no Brasil. Foto: Divulgação

O Pix superou o dinheiro em espécie e o cartão de débito como o principal meio de pagamento no Brasil em 2024. De acordo com a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo Banco Central nesta quarta-feira (4), 76,4% da população utiliza o serviço de pagamento instantâneo.

O levantamento revelou que 46,1% dos entrevistados apontaram o Pix como o meio de pagamento mais frequente. Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2021, o serviço era utilizado por 46,1% da população e tinha frequência de uso de apenas 16,7%.

Pix ultrapassa cartão de débito

O cartão de débito aparece em segundo lugar no levantamento, sendo utilizado por 69,1% dos brasileiros. Apesar disso, apenas 17,4% apontaram o cartão como a opção de pagamento mais frequente.

O dinheiro em espécie, que liderava como o meio de pagamento mais utilizado em 2021 com 83,6% de adesão, agora é usado por 68,9% da população. Para 22% dos entrevistados, ele permanece como o meio mais frequente.

Outras formas de pagamento, como cartão de crédito, débito automático, transferências eletrônicas e vale-refeição, aparecem nas posições seguintes.

Perfil dos usuários

O estudo apontou que o uso de cédulas e moedas ainda é mais comum entre pessoas de menor renda. Entre os que recebem até dois salários mínimos, 75% utilizam dinheiro em espécie, enquanto esse percentual cai para 58,3% entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos.

Já o Pix tem maior adesão em todas as faixas de renda, destacando-se como a opção mais prática e amplamente aceita em diferentes setores.

A pesquisa entrevistou duas mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho deste ano. Metade dos entrevistados era composta por clientes de caixas de estabelecimentos comerciais. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,1%.

O Banco Central destaca que a popularidade do Pix reflete a transformação nos hábitos de pagamento do brasileiro, especialmente devido à facilidade e rapidez das transações realizadas pelo serviço.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também