Veja como ficou os grupos do Mundial de clubes de 2025
Os quatro clubes brasileiros classificados para o Super Mundial de Clubes 2025 chegaram ao torneio como os últimos campeões da Libertadores
Os quatro clubes brasileiros classificados para o Super Mundial de Clubes 2025 chegaram ao torneio como os últimos campeões da Libertadores, entre 2021 e 2024. Já os argentinos River Plate e Boca Juniors garantiram suas vagas via ranking da FIFA, que levou em consideração o desempenho das equipes no torneio sul-americano nos últimos quatro anos. O Mundial de 2025 será disputado nos Estados Unidos, a FIFA ainda divulgará, em breve, os locais, horários e datas das partidas, distribuídas em 12 estádios diferentes. Para definir a tabela, a entidade levará em conta aspectos como fuso horário e facilidade de deslocamento para os torcedores.
O sorteio da fase de grupos dividiu os 32 times em oito grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo avançarão às oitavas de final, seguindo em sistema eliminatório até a decisão, em formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções. O critério para a formação dos potes foi o ranking baseado nos desempenhos continentais entre 2021 e 2024. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate foram os cabeças de chave do pote 1, junto com Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG, os quatro melhores europeus pelo ranking da Liga dos Campeões. Já Botafogo e Boca Juniors ficaram no pote 3, ao lado de equipes de destaque na África, Ásia e América do Norte.
A FIFA direcionou o sorteio para que os cabeças de chave sul-americanos (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate) não se enfrentem antes das semifinais, caso vençam seus grupos. O mesmo vale para os cabeças de chave europeus (Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG). Além disso, a entidade alocou os times do pote 2 – compostos pelos outros oito europeus, como Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Porto – nos grupos dos cabeças de chave sul-americanos. Enquanto isso, os europeus ranqueados de 9º a 12º, como Atlético de Madrid, Juventus, Benfica e Salzburg, foram direcionados aos grupos dos cabeças de chave europeus.
Entre os destaques do torneio está o Inter Miami, time de Lionel Messi, que abrirá a competição no Hard Rock Stadium, em Miami, em 15 de junho de 2025, enfrentando o Al-Ahly. Outra equipe estadunidense, o Seattle Sounders, também será anfitriã em sua cidade, no Lumen Field. Ambas foram alocadas nos Grupos A e B, respectivamente.
Veja os Grupos:
Grupo A
-
Palmeiras (Brasil)
-
Porto (Portugal)
-
Al Ahly (Egito)
-
Inter Miami CF (Estados Unidos)
Grupo B
-
Paris Saint-Germain (França)
-
Atlético de Madri (Espanha)
-
Botafogo (Brasil)
-
Seattle Sounders FC (Estados Unidos)
Grupo C
-
Bayern de Munique (Alemanha)
-
Cidade de Auckland (Nova Zelândia)
-
Boca Juniors (Argentina)
-
Benfica (Portugal)
Grupo D
-
Flamengo (Brasil)
-
Esperança (Tunísia)
-
Chelsea (Inglaterra)
-
Club León (México)
Grupo E
-
River Plate (Argentina)
-
Urawa Red Diamonds (Japão)
-
Monterrey (México)
-
Internacional (Itália)
Grupo F
-
Fluminense (Brasil)
-
Borussia Dortmund (Alemanha)
-
Ulsan HD (Coreia do Sul)
-
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Grupo G
-
Manchester City (Inglaterra)
-
Wydad AC (Marrocos)
-
Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
-
Juventus (Itália)
Grupo H
-
Real Madrid (Espanha)
-
Al Hilal (Arábia Saudita)
-
Pachuca (México)
-
FC Salzburgo (Áustria)
O Botafogo, como integrante do pote 3, enfrentará dois europeus em sua chave, enquanto os brasileiros cabeças de chave buscarão avançar para manter a hegemonia sul-americana. Mesmo com os grupos já definidos para o Mundial de 2025, a edição deste ano ocorrerá no formato atual. O Fogão que será o representante brasileiro na competição entra em campo na próxima quarta-feira (11), contra o Pachuca, ás 14h.