O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Consultas gratuitas

Hospital das Clínicas oferece atendimento gratuito para detecção do câncer de pele

O câncer de pele não melanoma segue sendo o mais comum no Brasil, representando 31,3% dos casos totais de câncer

Postado em 6 de dezembro de 2024 por Leticia Marielle
Hospital das Clínicas oferece atendimento gratuito para detecção do câncer de pele. | Foto: Reprodução/Canva

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), sob a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberá no próximo sábado (07) o mutirão de combate ao câncer de pele, uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O evento oferecerá consultas gratuitas, sem necessidade de agendamento, e a expectativa é de que cerca de 800 atendimentos sejam realizados, superando o número de 500 atendimentos registrados no ano passado.

Qualquer pessoa, sem restrição de idade, que resida na área de atendimento do hospital e necessite de avaliação médica para detectar possíveis sinais de câncer de pele, pode comparecer ao HC-UFG. De acordo com o dermatologista Samir Pereira, coordenador da Campanha Dezembro Laranja da SBD, os pacientes com suspeitas de câncer de pele que forem atendidos no mutirão e precisarem de acompanhamento serão encaminhados para biópsias.

O especialista alerta sobre os três tipos mais comuns de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que se parece com uma espinha ou pequeno caroço, crescendo ao longo do tempo e surgindo principalmente em pessoas com mais de 40 anos, em áreas como a face; o carcinoma espinocelular, que se assemelha a uma verruga que pode sangrar, com maior incidência em pessoas acima de 50 anos e em regiões expostas ao sol; e o melanoma, que pode surgir de uma pinta já existente, que cresce, muda de cor, ou de uma nova pinta na idade adulta. Além disso, o câncer de pele é mais prevalente em pessoas com pele, cabelo e olhos claros.

A campanha Dezembro Laranja, realizada anualmente pela SBD, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o câncer de pele e a importância de consultar um dermatologista para definir medidas personalizadas de proteção solar, levando em conta o histórico de cada pessoa. O mês de dezembro é escolhido devido à sua associação com o verão e a intensa exposição ao sol.

Tipo de câncer mais comum

O câncer de pele não melanoma segue sendo o mais comum no Brasil, representando 31,3% dos casos totais de câncer, à frente de tipos como o câncer de mama (10,5%) e de próstata (10,2%). Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, entre 2023 e 2025, o Brasil registrará cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele a cada ano, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% dos casos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também