Pantone anuncia a cor do ano de 2025
Uma escolha que promete transformar ambientes e despertar emoções para o novo ano; saiba qual
Quem não gosta de uma cor que acalenta a alma e traz a sensação de bem-estar? O Pantone Color Institute revelou que o tom Mocha Mousse (PANTONE 17-1230) foi eleito a cor de 2025. Este marrom suave, descrito como “saboroso” e “evocativo”, remete a alimentos que confortam, como cacau, chocolate e café. A escolha busca capturar o desejo crescente por indulgência consciente e momentos de pausa no agitado cotidiano.
Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, destacou o caráter único da cor: “Apoiado pelo nosso desejo pelos prazeres do dia a dia, PANTONE 17-1230 Mocha Mousse expressa um nível de indulgência atenciosa. Sofisticado e exuberante, mas, ao mesmo tempo, um clássico despretensioso, PANTONE 17-1230 Mocha Mousse amplia nossa percepção dos marrons, deixando de ser humilde e fundamentado para abraçar a aspiração e o luxo. Infundido com elegância sutil e refinamento terroso, apresenta um toque de glamour discreto e de bom gosto.”
Além disso, o instituto destacou que a tonalidade reflete uma busca por conexão com o mundo natural. “Homenageia e abraça o sustento do nosso ambiente físico. Imbuído de autenticidade, encontra harmonia e equilíbrio entre as exigências da modernidade e a beleza atemporal da criação artística”, afirmou a organização em comunicado oficial.
Um legado de 26 anos
A eleição da cor deste ano marca o 26º aniversário do programa Pantone Color of the Year. Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, compartilhou que a iniciativa surgiu como uma forma de conectar consumidores ao impacto silencioso que as cores têm no dia a dia. Para ela, o Mocha Mousse reflete as necessidades atuais do planeta, além de ser uma evolução da cor do ano passado, Peach Fuzz (PANTONE 13-1023), que representava conforto e aconchego.
Segundo Pressman, a seleção vai além das tendências de moda: “Há razões pelas quais as pessoas gravitam em torno de certas famílias de cores quando o fazem. Para nós, é realmente focar em uma família de cores que vemos borbulhando em todas as áreas do design e, a partir daí, aprofundar na cor que vemos. Sempre comparo essa equipe a quase antropólogos de cores.”
Mocha Mousse no design e no cotidiano
Com sua versatilidade e apelo universal, o Mocha Mousse promete dominar diversas áreas criativas. É um tom que combina com projetos que valorizam ambientes aconchegantes e um toque de sofisticação. Designers e marcas já começaram a explorar a tonalidade em roupas, móveis, embalagens e design digital. Sua presença deve se destacar em projetos como a CASACOR, onde os tons terrosos estão em evidência.
Pressman também ressaltou a praticidade e neutralidade do marrom: “Os marrons se enquadram nisso. E este é um tom fundamental, um tom versátil. Esta é uma cor que é honesta. É autêntica. Acreditamos nisso. É uma cor que vemos na natureza. Sabemos que é real.”
Leia também: Qual o significado das cores para a psicologia? Entenda