Explosão em prédio da holanda deixa 20 pessoas desaparecidas
A polícia local ainda está investigando a motivação da explosão, uma das hipóteses é de que um gás de cozinha teria gerado o acidente
Na manhã deste sábado, 7 de dezembro, parte de um prédio localizado na cidade de Haia, na Holanda, explodiu por volta das 6 horas da manhã. A polícia local ainda não sabe o motivo da explosão, mas está realizando investigações para desvendar a causa do ocorrido. Até o momento a polícia suspeita que pode ter ocorrido uma explosão de gás, mas também está a procura de um carro que saiu às pressas do local no momento do acidente.
Até agora, quatro indivíduos foram retirados dos escombros e levados ao hospital, contudo, as autoridades de emergência não conseguiram estimar o número de indivíduos ainda soterrados. Os meios de comunicação locais divulgaram que dentre os feridos que já foram hospitalizados tem uma criança. A explosão também causou a destruição de cinco apartamentos, e 40 apartamentos vizinhos foram evacuados. 20 indivíduos estão desaparecidos sob os escombros. Os habitantes do bairro de Mariahoeve relataram ter percebido ruídos intensos na área.
Uma equipe especializada em busca e resgate urbano foi deslocada para o local, acompanhada por quatro cães treinados para identificar vítimas. Anteriormente, a mesma equipe foi empregada na Turquia após o terremoto ocorrido no começo de 2023. Em uma declaração, o primeiro-ministro Dick Schoof expressou sua surpresa com as imagens do desastre. “Os meus pensamentos vão para as vítimas, para todas as outras pessoas envolvidas e para os serviços de emergência que estão agora a trabalhar no local”, pontuou.