Botafogo conquista o Campeonato Brasileiro após 29 anos de jejum
O Glorioso venceu o São Paulo em tarde de festa no Nilton Santos e se tornou tricampeão nacional
É tempo de Botafogo! A frase que tomou conta dos noticiários brasileiros na última semana se consolidou mais uma vez. O Glorioso não deu chance para o azar, apagando qualquer resquício do trauma de 2023, e se tornou campeão brasileiro pela terceira vez na história, quebrando um jejum que já durava 29 anos.
O ano de 2024 ficará marcado para sempre na memória dos torcedores botafoguenses. O título inédito da Libertadores e a conquista do Brasileirão, repetindo os feitos de 1968 e 1995, deixam uma marca indelével para todos os adeptos alvinegros.
Com o feito, o Botafogo se tornou o terceiro time na história a vencer a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano. Apenas o Santos em 1962 e 1963, e o Flamengo de 2019 haviam alcançado tal feito.
Dia inesquecível
A confirmação do título veio com a vitória por 2 a 1 contra o São Paulo neste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, na última rodada do Brasileirão. Os gols de Savarino e Gregore fecharam com chave de ouro a campanha do Glorioso na competição.
Jogando com um time alternativo e sem nenhuma pretensão a mais no campeonato, o Tricolor Paulista marcava bem o Botafogo, mas, em um erro na saída de bola aos 37 minutos, Savarino abriu o placar com um lindo gol, uma cavadinha em Jandrei.
Na sequência, aos 41, Alex Telles perdeu uma grande chance de ampliar o marcador. Já na segunda etapa, aos 18 minutos, Marlon Freitas perdeu a bola na entrada da área, e William Gomes empatou o confronto. O gol não abalou a confiança do Botafogo, que via o título se aproximando cada vez mais com o passar do jogo.
Quando já era inevitável que o Alvinegro se sagrasse campeão, aos 47 minutos, Gregore recuperou a bola no ataque e fez o gol da vitória botafoguense, levando os mais de 41 mil torcedores ao delírio no Engenhão.
Intercontinental pela frente
A temporada do Botafogo ainda não chegou ao fim. Agora, os comandados de Artur Jorge terão pela frente a Copa Intercontinental, torneio que substitui o antigo Mundial de Clubes. Já na quarta-feira (11), o Glorioso enfrentará o Pachuca, do México, em Doha, no Qatar.
Se vencer, o próximo adversário do Alvinegro será o Al-Ahly, do Egito, no sábado (14), e, se classificar, jogará diante do maior campeão europeu, o temido Real Madrid, no dia 18 de dezembro.