sábado, 7 de novembro de 2026
É tempo de Botafogo!

Botafogo conquista o Campeonato Brasileiro após 29 anos de jejum

O Glorioso venceu o São Paulo em tarde de festa no Nilton Santos e se tornou tricampeão nacional

Davih Lacerdapor em
Botafogo
O Botafogo conquistou a Libertadores e o Brasileirão em um intervalo de oito dias | Foto: Vitor Silva/Botafogo

É tempo de Botafogo! A frase que tomou conta dos noticiários brasileiros na última semana se consolidou mais uma vez. O Glorioso não deu chance para o azar, apagando qualquer resquício do trauma de 2023, e se tornou campeão brasileiro pela terceira vez na história, quebrando um jejum que já durava 29 anos.

O ano de 2024 ficará marcado para sempre na memória dos torcedores botafoguenses. O título inédito da Libertadores e a conquista do Brasileirão, repetindo os feitos de 1968 e 1995, deixam uma marca indelével para todos os adeptos alvinegros.

Com o feito, o Botafogo se tornou o terceiro time na história a vencer a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano. Apenas o Santos em 1962 e 1963, e o Flamengo de 2019 haviam alcançado tal feito.

Dia inesquecível

A confirmação do título veio com a vitória por 2 a 1 contra o São Paulo neste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, na última rodada do Brasileirão. Os gols de Savarino e Gregore fecharam com chave de ouro a campanha do Glorioso na competição.

Jogando com um time alternativo e sem nenhuma pretensão a mais no campeonato, o Tricolor Paulista marcava bem o Botafogo, mas, em um erro na saída de bola aos 37 minutos, Savarino abriu o placar com um lindo gol, uma cavadinha em Jandrei.

Na sequência, aos 41, Alex Telles perdeu uma grande chance de ampliar o marcador. Já na segunda etapa, aos 18 minutos, Marlon Freitas perdeu a bola na entrada da área, e William Gomes empatou o confronto. O gol não abalou a confiança do Botafogo, que via o título se aproximando cada vez mais com o passar do jogo.

Quando já era inevitável que o Alvinegro se sagrasse campeão, aos 47 minutos, Gregore recuperou a bola no ataque e fez o gol da vitória botafoguense, levando os mais de 41 mil torcedores presentes no Engenhão ao delírio.

Intercontinental pela frente

A temporada do Botafogo ainda não chegou ao fim. Agora, os comandados de Artur Jorge terão pela frente a Copa Intercontinental, torneio que substitui o antigo Mundial de Clubes. Já na quarta-feira (11), o Glorioso enfrentará o Pachuca, do México, em Doha, no Catar.

Se vencer, o próximo adversário do Alvinegro será o Al-Ahly, do Egito, no sábado (14). Caso avance, jogará diante do atual campeão europeu, o Real Madrid, no dia 18 de dezembro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Botafogo Botafogo campeão brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas Brasileirão Campeonato Brasileiro Série A

Veja também

Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Futebol Brasileiro

Série B tem duelo importante do Vila Nova e mais confrontos neste sábado (07); veja horários e onde assistir

Penúltima rodada do campeonato movimenta a disputa pelas primeiras posições; Novorizontino, Juven...
Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Fim da linha

Hugo Calderano e Bruna Takahashi são eliminados nas oitavas do WTT Frankfurt

Brasileiros foram superados nesta sexta-feira (6) pela chinesa Chen Xingtong e pelo alemão Wim Verd...
tiffany

VÔLEI

Justiça nega novo pedido de Tifanny, que segue fora da Superliga

Defesa da jogadora tenta reverter decisão que restringiu sua participação em competições nacion...
Da NFL ao Serra Dourada: estádio goiano aposta em experiência à beira do campo

REFORMA

Da NFL ao Serra Dourada: estádio goiano aposta em experiência à beira do campo

Projeto de requalificação prevê 23 camarotes fixos no nível do gramado, inspirados nas arenas de...
goiás

BASTIDORES DO FUTEBOL GOIANO

Crise no Goiás: CT fica sem itens básicos e jogadores cobram salários atrasados

Protesto de torcedores na Serrinha expôs dificuldades enfrentadas pelo clube, que também não apre...
gp

FÓRMULA 1

Lando Norris lidera treino livre do GP de São Paulo; Bortoleto fica em 8º e Rafael Câmara estreia na F1

Atividade em Interlagos teve a participação de dois brasileiros e foi interrompida após problema ...
Bruna Takahashi enfrenta chinesa nas oitavas do WTT de Frankfurt nesta sexta (6); veja horário e onde assistir

Brasil na disputa

Bruna Takahashi enfrenta chinesa nas oitavas do WTT de Frankfurt nesta sexta (6); veja horário e onde assistir

Brasileira encara Chen Xingtong, número 7 do mundo, nesta sexta-feira (6), após vencer na estreia ...
Hugo Calderano joga nesta sexta (06) as oitavas do WTT de Frankfurt; veja horário e onde assistir

Brasil na disputa

Hugo Calderano joga nesta sexta (06) as oitavas do WTT de Frankfurt; veja horário e onde assistir

Calderano busca avançar às quartas de final após superar o chinês Liang Jingkun por 3 sets a 2 n...