TJGO analisa pedido do MPGO de intervenção estadual na saúde de Goiânia
A medida busca delegar o controle do setor a um interventor escolhido pelo Governo de Goiás, em resposta à crise que se intensificou nas últimas semanas
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) irá avaliar nesta segunda-feira (9) um pedido de intervenção do estado na gestão da Saúde de Goiânia, proposto pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A medida busca delegar o controle do setor a um interventor escolhido pelo Governo de Goiás, em resposta à crise que se intensificou nas últimas semanas.
Na última sexta-feira (6), o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, formalizou essa solicitação, enfatizando a urgência de ações para resolver problemas financeiros e administrativos. O objetivo é assegurar a continuidade dos serviços prestados.
Os acontecimentos recentes que levaram ao pedido de intervenção incluem as prisões de altos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde durante uma operação do MPGO, bem como a saída da secretária substituta e de alguns auxiliares em menos de uma semana. Essas situações revelaram sérias irregularidades na área da Saúde da capital, afetando diretamente os serviços oferecidos à população.
O TJGO pautou o julgamento em caráter emergencial e, nesse caso, pode ocorrer nesta segunda (9). Caso a intervenção seja aprovada, caberá ao Governo de Goiás nomear um interventor para assumir a gestão da Saúde municipal e promover as mudanças necessárias.