O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 10 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Controle orçamentário

Barroso defende decisão de Dino sobre emendas parlamentares

Presidente do STF afirma que critérios adotados estão de acordo com acordos firmados entre os poderes

Postado em 10 de dezembro de 2024 por Davih Lacerda
emendas
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso | Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Nesta segunda-feira (9), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu a decisão do ministro Flávio Dino que rejeitou pedidos de flexibilização para a liberação de emendas parlamentares.

Segundo o ministro, a decisão segue os acordos feitos em seu gabinete com os outros poderes em agosto e foi respaldada por todos os ministros da Corte.

Leia também: Presidente Lula é internado com hemorragia intracraniana

Dino determinou um modelo de “teto” para o pagamento das emendas, limitando os valores anuais. A medida gerou incômodos no Congresso, que busca maior liberdade no reajuste das emendas, conforme o arcabouço fiscal.

Barroso, ao comentar o tema, ressaltou que o Supremo não deve interferir na definição do valor das emendas, uma questão política, mas sim garantir rastreabilidade e controle. O presidente do STF também indicou que a decisão de Dino ainda será discutida pelo plenário da Corte.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também