Morre, aos 91 anos, o ator e produtor Orlando Miranda
O velório de Orlando Miranda será realizado na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro, a partir das 10h da próxima quarta-feira (11)
O ator, produtor e empresário teatral Orlando Miranda faleceu aos 91 anos. A informação foi confirmada na noite de segunda-feira (9) pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR) e pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), que lamentaram a perda por meio de uma nota oficial. A causa da morte não foi divulgada.
A SBAT expressou sua gratidão a Miranda, destacando sua importância para a preservação e restauração do teatro no Brasil. “Sua atuação foi essencial para a continuidade e o fortalecimento da nossa missão”, afirmou a sociedade. Eles ressaltaram ainda o papel fundamental que ele teve, com sabedoria e coragem, em tempos de repressão à cultura no Brasil, sendo um defensor da liberdade artística.
Em sua conta no Instagram, a APTR também fez uma homenagem a Orlando, destacando seu legado no teatro. “Nossos agradecimentos e homenagens a esse ícone que ajudou a construir a história do Teatro Brasileiro. Nossos sentimentos à família e aos amigos de Orlando”, disseram.
O velório de Orlando Miranda será realizado na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro, a partir das 10h da próxima quarta-feira (11), e o corpo será cremado após a cerimônia.
Com mais de 65 anos de carreira, Orlando Miranda se formou na Escola de Teatro Martins Pena em 1959. Em 1963, fundou o Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, ao lado de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga. Foi também o idealizador da Escola Nacional de Circo e presidiu a Escolinha de Arte do Brasil por várias décadas, formando diversos arte-educadores. Além disso, lecionou Empreendedorismo na Casa das Artes de Laranjeiras, a renomada CAL.