O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Recuperação

Lula recebe visitas na UTI após cirurgia de emergência no crânio

Caso a evolução continue positiva, a expectativa é que Lula volte a Brasília no início da próxima semana.

Postado em 11 de dezembro de 2024 por Renata Ferraz
Lula
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Lula, permanece internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e recebeu autorização para visitas restritas de familiares nesta quarta-feira (11). A internação ocorreu após Lula ser submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia intracraniana, detectada na última segunda-feira (9).

O procedimento realizado, conhecido como trepanação, visou a drenagem de um hematoma intracraniano. De acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta-feira, o presidente tem mostrado boa recuperação no pós-operatório imediato, sem apresentar complicações. O boletim também informou que ele está lúcido e em boas condições gerais.

Mesmo utilizando um dreno na região do crânio, Lula tem se recuperado de forma positiva, segundo seu médico, Roberto Kalil Filho. O especialista ressaltou que novos exames serão feitos antes da retirada do dreno, etapa necessária para definir os próximos passos do tratamento.

A condição médica de Lula foi agravada após um acidente doméstico ocorrido em outubro, que culminou em dores de cabeça persistentes e episódios de sonolência. O presidente foi transferido com urgência de Brasília para São Paulo, onde o procedimento cirúrgico, que durou cerca de duas horas, foi realizado com sucesso.

Durante coletiva de imprensa na terça-feira (10), a equipe médica explicou que a trepanação é um procedimento comum em casos neurológicos e que a cicatrização ocorre de forma natural. Caso a evolução continue positiva, a expectativa é que Lula volte a Brasília no início da próxima semana.

Leia mais: Lula segue estável na UTI após cirurgia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também