O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
América Latina

Milei anuncia plano nuclear e promete redução de 90% dos impostos na Argentina

Províncias terão maiores autonomias

Postado em 11 de dezembro de 2024 por Otavio Augusto
Governo de Milei. Foto: Divulgação

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou, nesta terça-feira (10/12), medidas que considera cruciais para o desenvolvimento do país. Em discurso que marcou o primeiro ano de seu governo, Milei prometeu implementar um plano nuclear nacional e reduzir 90% dos impostos federais até o próximo ano.

Medidas de Milei

De acordo com Milei, sua agenda ultraliberal abriu espaço para a entrada de novos investimentos na Argentina. Ele argumentou que essas mudanças têm aumentado a demanda por energia no país. Nesse contexto, o presidente afirmou que o plano nuclear será fundamental para atender a essa necessidade crescente.

“Vamos desenhar um plano nuclear argentino, que contemple a construção de novos reatores, assim como fazer pesquisas em tecnologias emergentes de reatores pequenos ou modulares. Manteremos os mais altos padrões de segurança e eficiência”, declarou o presidente.

Além disso, Milei anunciou uma ampla reforma tributária. Segundo ele, o objetivo é reduzir drasticamente a carga de impostos federais e descentralizar a arrecadação, devolvendo autonomia fiscal às províncias argentinas.

“Minha equipe está terminando nos próximos dias uma reforma tributária estrutural. Ela reduzirá em 90% a quantidade de impostos nacionais e devolverá às províncias a autonomia fiscal que elas nunca deveriam ter perdido”, afirmou o presidente.

As promessas foram feitas em um momento em que o governo tenta consolidar as mudanças econômicas e institucionais iniciadas no último ano. Milei não deu detalhes sobre como as medidas serão executadas, mas indicou que pretende apresentá-las em breve ao Congresso Nacional.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também