O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Suplemento

Virginia Fonseca gera polêmica ao oferecer colágeno para filhas

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde dos tecidos corporais, incluindo pele, tendões, ligamentos, ossos e articulações

Postado em 11 de dezembro de 2024 por Leticia Marielle
Virginia Fonseca gera polêmica ao oferecer colágeno para filhas. | Foto: Redes Sociais

No último sábado (30), a influenciadora Virginia Fonseca gerou um grande debate ao mostrar em suas redes sociais que estava oferecendo suplemento de colágeno para suas filhas, Maria Flor, de 2 anos, e Maria Alice, de 3 anos. A atitude gerou controvérsias, pois o uso de colágeno como suplemento é contraindicado para crianças. Vale destacar que a própria marca da influenciadora, WPink, alerta para não oferecer o produto a menores de 19 anos. Já em outubro deste ano, Virginia havia causado polêmica ao revelar que dava colágeno em pó para suas filhas.

A marca da influenciadora, WPink, alerta para não oferecer o produto a menores de 19 anos. | Foto: Divulgação

Especialistas apontam que o colágeno é um nutracêutico utilizado principalmente para a prevenção e tratamento de doenças crônicas, como a osteoartrite, que afetam mais comumente os adultos mais velhos. Para as crianças, o uso do suplemento só deve ser feito sob orientação de um médico ou nutricionista, e em casos específicos, como quando a criança tem dificuldades para consumir proteínas na alimentação ou apresenta alergia ao soro de leite.

Além disso, é importante frisar que tanto adultos quanto crianças têm um limite seguro de ingestão de proteínas, devido à tolerância renal. O consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, causando problemas renais.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde dos tecidos corporais, incluindo pele, tendões, ligamentos, ossos e articulações. Ele ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, além de contribuir para a saúde das articulações, prevenindo dores e condições como a osteoporose.

Com o envelhecimento, a produção de colágeno diminui, o que pode causar sinais como rugas, flacidez e desconforto nas articulações. Por isso, sua suplementação é indicada a partir dos 30 anos. O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como frutas ricas em vitamina C, legumes com vitamina A, azeite de oliva, amêndoas, gelatina, carnes, leguminosas e grãos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também