Câmara Municipal aprova criação do Dia do Beatbox
Proposta apresentada pelo vereador Fabrício Rosa segue para sanção do prefeito Rogério Cruz
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (12), o projeto de lei (PL nº 112/2024) que institui a criação do Dia Municipal do Beatbox. O projeto, de autoria do vereador e presidente da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente (CDCA), Fabrício Rosa (PT), será incluído no calendário oficial da capital, após a sanção do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).
“O Beatbox é uma forma de arte urbana que surgiu nas comunidades periféricas dos Estados Unidos e se tornou uma expressão cultural global, presente em diversas manifestações artísticas, como música, dança e teatro”, disse Fabrício Rosa.
Leia mais: Bolsonaro almoça do lado de Wilder, Gayer e Fred em Goiânia
De acordo com o texto do projeto aprovado na Câmara, o Dia Municipal do Beatbox, que será comemorado no dia 29 de maio, tem como objetivo “reconhecer e valorizar a cultura do beatbox”. O vereador explicou que a escolha da data foi uma sugestão da comunidade do beatbox. A data marca o dia do lançamento “do primeiro grande álbum do mais puro beatbox, ‘Fat Boys’, do trio The Fat Boys, de Nova Iorque, lançado em 29 de maio de 1984”, explica Fabrício.
O texto também prevê que as escolas municipais, espaços culturais, associações comunitárias e outras instituições “poderão promover eventos e atividades relacionados ao beatbox, com o objetivo de incentivar a participação da população” para valorizar talentos locais.