O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Guerra Civil Síria

Bashar al-Assad quebra o silêncio após ser deposto: “Nunca considerei renunciar”

Ex-presidente sírio nega ter planejado renúncia e critica narrativa sobre insurgentes

Postado em 16 de dezembro de 2024 por Davih Lacerda
Assad
Bashar al-Assad falou pela primeira vez após sua deposição | Foto: Reprodução

Mais de uma semana após ser deposto, o ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, quebrou o silêncio nesta segunda-feira (16), em uma carta publicada em suas redes sociais. Ele afirmou que nunca considerou renunciar ou buscar refúgio, mesmo após a queda de seu governo.

“Minha saída não foi planejada. O único caminho era continuar lutando contra o ataque terrorista”, declarou Assad, ressaltando que o colapso das forças militares e das instituições estatais o obrigou a deixar o país.

Desde sua deposição, no dia 8 de dezembro, a localização do ex-presidente sírio era incerta. A Rússia confirmou ter concedido asilo a Assad, mas não revelou detalhes. Ele afirmou estar em Moscou e criticou a “enxurrada de desinformação”, alegando que a insurgência foi retratada de forma distorcida.

Leia também: Alemanha pode ser o 2º país a depor chefe de estado

A queda de Assad

A ofensiva rebelde, iniciada em 27 de novembro, resultou na rápida tomada de cidades estratégicas como Aleppo, Hama e Homs. Em poucas horas, insurgentes chegaram à capital Damasco, declarando a queda do governo e celebrando o fim de 24 anos de regime.

Assad reforçou que sua saída não enfraquece sua ligação com o povo sírio e insistiu em seu papel como guardião de um projeto nacional. No entanto, ele reconheceu que a capacidade de proteger o Estado foi perdida frente ao avanço dos rebeldes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também