O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Acadêmico

Governo divulga edital para que pesquisadores participem de missões internacionais

A ação irá financiar 35 projetos com um auxílio de R$ 20 mil por aluno

Postado em 16 de dezembro de 2024 por Letícia Leite
PESQUISADORES PODEM PARTICIPAR DE EDITAL PARA MISSÕES NO EXTERIOR Iniciativa abrange pesquisadores que participaram de chamadas internacionais promovidas pela Fapeg a partir de 2023. Foto: Secti Goiás/Banco de imagens

O Governo de Goiás publicou um edital com o objetivo de enviar alunos de mestrado ou doutorado para participar de missões de pesquisa no exterior. A ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), irá financiar 35 projetos com um auxílio de R$ 20 mil por aluno.

As propostas devem ser submetidas até às 17 horas do dia 6 de janeiro de 2025, exclusivamente na plataforma Sparkx-Fapeg. O edital pode ser acessado aqui.

Quem pode participar

A proposta envolve acadêmicos que participaram de editais internacionais organizados pela Fapeg a partir de 2023. Dentre os editais elegíveis estão o Programa de Pesquisador Visitante Estrangeiro e o Programa de Integração Acadêmica: Goiás e Uruguai.

Doutores associados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES), tanto públicas quanto privadas sem fins lucrativos, localizadas em Goiás, têm a possibilidade de indicar alunos de mestrado ou doutorado para se engajar nas missões de pesquisa.

Projeto Secti/Fapeg

O projeto Secti/Fapeg, que faz parte do recém-lançado Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás, tem como objetivo proporcionar experiência acadêmica internacional aos pesquisadores goianos e reafirma o compromisso do governo estadual com a formação de um capital humano qualificado, colocando Goiás em destaque no panorama científico internacional.

Adicionalmente, os docentes responsáveis devem acompanhar o progresso dos projetos de pesquisa dos alunos no exterior, fortalecendo a conexão entre as instituições goianas e as internacionais.

Gerente de Educação Superior da Secti, Aiane Vieira explica que a iniciativa é pioneira dentro do Programa de Formação de Capital Humano Internacional, uma das principais políticas públicas para educação superior no estado.“Este edital é um marco para a política estadual de internacionalização. Ele reforça a posição de Goiás como referência na formação de pesquisadores e fomenta a ciência de ponta, ao mesmo tempo em que consolida redes de relacionamento internacionais”, afirma.

Para o gerente de Parcerias Internacionais da Fapeg, Gabriel de Paula, as missões de pesquisa, com duração de 15 a 30 dias, são uma oportunidade estratégica para os estudantes.“Além de proporcionar intercâmbio científico entre pesquisadores goianos e estrangeiros, o edital contribui para o aprimoramento da formação de recursos humanos e para a consolidação de parcerias em pesquisas conjuntas”, explica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também