O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Setor industrial

Indústria goiana apresenta crescimento de 5,7% em um ano

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas no dia 13 de novembro

Postado em 16 de dezembro de 2024 por Letícia Leite
Setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios teve alta de 209,4%. Foto: Cristovão Matos (SIC)

O setor industrial de Goiás teve um aumento de 5,7% nos últimos 12 meses, com um acumulado positivo de 3,7% ao longo de 2024. Em outubro de 2024, em relação ao mês anterior, a produção industrial cresceu 2%, após uma elevação de 2,7% em setembro. Comparando com outubro de 2023, o setor industrial goiano registrou um aumento de 1,5%.

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas no dia 13 de novembro.

Na variação de 1,5% de outubro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, sete setores e atividades industriais tiveram um papel importante no crescimento observado, destacando-se:

  • Confecção de artigos do vestuário e acessórios (209,4%);
  • Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (62,8%);
  • Fabricação de máquinas e equipamentos (72,0%).

“A indústria em Goiás continua evoluindo, com destaque para a confecção de vestuário e acessórios”, comenta o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

“O programa Cinturão da Moda, desenvolvido pela SIC, tem sido essencial para impulsionar esse setor, fomentando a capacitação, gerando empregos e consolidando Goiás como um polo estratégico da moda no Brasil”, celebra.

Indústria goiana

Na confecção de roupas e acessórios, os aumentos foram impulsionados pela maior produção de camisetas de malha, calças femininas, calças masculinas, camisas masculinas e camisas de malha para homens.

O crescimento na fabricação de automóveis a gasolina, etanol ou bicombustível, além dos veículos de carga com motorização a diesel e chassis destinados a automóveis, teve um impacto significativo na expansão do setor industrial durante esse período.

Brasil

Em relação à indústria nacional, ela apresentou uma retração de 0,2% em outubro em comparação a setembro deste ano, mas teve um crescimento de 5,8% em relação a outubro de 2023. O total acumulado no ano ficou em 3,4%, enquanto o acumulado dos últimos doze meses foi de 3,0%.

Ao comparar setembro e outubro, a produção industrial brasileira registrou uma diminuição de 0,2%, com uma desaceleração observada em quatro dos 15 locais analisados pela pesquisa. As maiores quedas foram vistas no Rio Grande do Sul (-1,4%) e no Rio de Janeiro (-1,3%). Por outro lado, entre os 15 locais, 11 apresentaram alta, com Goiás registrando um aumento de 2%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também