Goiás lança a primeira usina solar em hospital público
A usina tem a capacidade de gerar 330 MWh por ano, tornando-se a maior já instalada em hospitais no Brasil

O Estado de Goiás avança em sua jornada rumo à sustentabilidade ambiental ao dar início, no dia 16 de dezembro, à primeira usina solar vinculada à rede estadual de saúde, localizada no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
Esta usina tem a capacidade de gerar 330 MWh por ano, tornando-se a maior já instalada em hospitais no Brasil, com o potencial de gerar economia nos custos de manutenção da unidade. A cerimônia de entrega, que celebrou a colaboração entre o Estado e a Equatorial Goiás, contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela.
Inaugurado há três anos, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano já recebeu R$ 117 milhões em investimentos. O HCN se destaca como um centro de referência para os 60 municípios da macrorregião do Centro-Norte.
Outras ações
O HCN também implementou ações como uso racional de água, eficiência energética, plano de gerenciamento adequado de resíduos sólidos e criação de indicadores socioambientais. A usina solar possibilitará a redução da emissão de cerca de 1.000 toneladas de gás carbônico por ano.