Toninho Geraes comemora decisão contra plágio de Adele
Toninho ressaltou que tentou, sem sucesso, estabelecer contato com a equipe de Adele antes de entrar com a ação judicial
Toninho Geraes se manifestou sobre a decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que ordenou a retirada da música “Million Years Ago” (2015), da cantora Adele, das plataformas de streaming, alegando que a canção seria um plágio de sua composição “Mulheres”, sucesso na voz de Martinho da Vila (1995). “Sempre acreditei na Justiça brasileira. Estou muito contente com a decisão”, declarou ele.
O compositor também explicou o motivo do silêncio de Martinho da Vila no caso. A assessoria do sambista informou que ele preferiu não se pronunciar sobre o processo. “Ele deixou claro que não quer se envolver”, revelou.
Toninho ressaltou que tentou, sem sucesso, estabelecer contato com a equipe de Adele antes de entrar com a ação judicial. A Justiça do Rio determinou a suspensão imediata da reprodução de “Million Years Ago” e a remoção da música das plataformas de streaming, com uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
“Até o momento, não recebi nada, pois os réus ainda não foram formalmente notificados”, explicou o compositor. Ele ainda mencionou que, caso haja um acordo e o pagamento dos direitos autorais, está disposto a liberar a reprodução, distribuição e comercialização da canção de Adele.
Toninho também comentou sobre a dificuldade de viver apenas dos direitos autorais no Brasil, ressaltando que os shows são a principal fonte de sustento dos artistas. Recuperando-se de uma leucoplasia e de uma cirurgia nas cordas vocais realizada em outubro, ele já retornou aos palcos.
“Não estava preparado para essa pausa, então precisei recorrer a um empréstimo bancário. Mas já estou bem e voltei aos palcos”, concluiu.