Detran irá realizar 159 bancas examinadoras ainda em dezembro
Esse prazo ampliado pelo Detran-GO tem como objetivo principal oferecer suporte aos candidatos cujos processos estão prestes a vencer neste final de ano
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou que, até o final do ano, irá promover 159 bancas examinadoras para as provas, incluindo os dias 23 e 30 de dezembro, que foram designados como ponto facultativo. Aproximadamente 55.650 alunos participarão das provas práticas nos próximos dias.
Esse prazo ampliado tem como objetivo principal oferecer suporte aos candidatos cujos processos estão prestes a vencer neste final de ano. Uma pesquisa revelou que existem 94 mil processos pendentes desde a pandemia que ainda não foram concluídos. O prazo final, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) após várias extensões, expira em dezembro de 2024.
Na capital, Goiânia, estão previstas 30 bancas examinadoras, com a participação de 10.500 alunos para as provas práticas. Para atender ao aumento da demanda, o Detran-GO contratou mais examinadores.
Quanto às provas teóricas, serão realizadas 105 bancas em todo o Estado, com a participação de aproximadamente 12.500 alunos. Vale lembrar que, em Goiânia, o agendamento e a realização das provas teóricas acontecem de segunda a sábado.
No mês de novembro deste ano, o Detran-GO efetuou 122 provas teóricas e 142 práticas. Ao todo, 14.856 alunos participaram das avaliações teóricas, enquanto 33.559 se submeteram às provas práticas.
O presidente do Detran-GO, Waldir Soares, enfatiza o incremento no número de provas em comparação ao ano anterior.
“Em dezembro de 2023 foram realizadas 119 bancas examinadoras no mesmo período e 51.170 pessoas passaram pelas provas práticas. Para aumentar o atendimento neste ano, o Detran-GO realizou a contratação de mais examinadores visando agilizar esse processo”, explicou Waldir Soares.
Ele também alerta os candidatos sobre a importância de respeitar os prazos, para que não enfrentem prejuízos.
“Se deixar para dar andamento no processo em cima da hora pode ser que não consiga concluir, mesmo o Detran-GO aumentando a quantidade de bancas examinadoras”, adverte.