sábado, 24 de outubro de 2026
Questões sociais

IBGE revela que a população indígena no Brasil cresceu 88% em 12 anos

Esses dados destacam importantes avanços e desafios para as comunidades indígenas no Brasil

Leticia Mariellepor em
IBGE revela que a população indígena no Brasil cresceu 88% em 12 anos
IBGE revela que a população indígena no Brasil cresceu 88% em 12 anos. | Foto: Reprodução/Istock

A população indígena brasileira teve um crescimento significativo de 88,89% entre 2010 e 2022, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (19). O número de pessoas que se identificam como indígenas passou de 896.917 em 2010 para 1.694.836 em 2022, e atualmente, 4.833 municípios brasileiros têm alguma população indígena.

O levantamento também trouxe informações sobre as mudanças na distribuição territorial e nas condições de vida dessas populações. De acordo com o Censo, foram considerados indígenas aqueles que residem em localidades indígenas e se identificaram como tal, seja pelo quesito de cor ou raça ou pela autoidentificação.

Uma das principais mudanças observadas foi a urbanização crescente da população indígena. Em 2022, 53,97% da população indígena vivia em áreas urbanas, enquanto 46,03% residia em áreas rurais. Em 2010, a distribuição era inversa, com 36,22% vivendo em cidades e 63,78% em zonas rurais. Isso representa um crescimento de 181,6% nas áreas urbanas, com um aumento de 589.912 pessoas, e um crescimento de 36,36% nas áreas rurais, com mais 208.007 indígenas.

A maior concentração de indígenas em áreas urbanas está na região Sudeste, onde 77,25% dessa população vive em cidades, enquanto o Centro-Oeste apresenta a menor porcentagem urbana, com 37,95%. Entre os estados, Goiás, Rio de Janeiro e o Distrito Federal se destacam com altos índices de urbanização indígena, com 95,52%, 94,59% e 91,84%, respectivamente. Já Mato Grosso, Maranhão e Tocantins têm as maiores taxas de população indígena rural, com 82,66%, 79,54% e 79,05%, respectivamente.

A educação também apresenta avanços. A taxa de alfabetização da população indígena de 15 anos ou mais subiu de 76,60% em 2010 para 84,95% em 2022. O analfabetismo, por sua vez, caiu de 23,40% para 15,05%. Dentro das terras indígenas, a alfabetização aumentou de 67,70% para 79,20%, enquanto o analfabetismo diminuiu de 32,30% para 20,80%. Fora das terras indígenas, a taxa de alfabetização em 2022 alcançou 86,22%, contra 79,69% em 2010.

Esses dados destacam importantes avanços e desafios para as comunidades indígenas no Brasil, com uma crescente integração às áreas urbanas, melhorias no acesso à educação, mas também a necessidade de atenção a questões sociais e econômicas que ainda afetam essas populações.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasil IBGE indígena população indígena Questões sociais

Veja também

Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...
Anápolis

tragédia em Goianésia

PCGO investiga morte de jovem de 21 anos em um motel em Goianésia

Jovem passou mal durante encontro e foi encontrada sem vida em uma suíte; homem que estava com ela ...
Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

investigação

Polícia investiga mortes de bebês em São Paulo

Inquérito apura seis casos de crianças que morreram após possíveis infecções hospitalares; adv...
Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

Incêndio em edificação

Incêndio destrói apartamento de babá de filha de Virginia Fonseca em Goiânia

A babá Jaqueline Bianca relatou nas redes sociais que perdeu os bens que levou anos para conquistar...
Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Tráfico de drogas no DF

Operação da PCDF mira consórcio do tráfico que movimentou R$ 1,3 milhão em 60 dias

Investigação aponta que grupo comprava drogas em outros estados e distribuía os entorpecentes a t...
Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Alerta na saúde

Uso de remédios sem prescrição pode causar intoxicação e agravar doenças

Pesquisa indica que nove em cada dez brasileiros tomam medicamentos sem prescrição; especialistas ...
Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

IMAGENS DE ABUSO INFANTIL

Pai de Meghan Markle é investigado após denúncia do próprio filho nas Filipinas

Thomas Markle Jr. diz ter encontrado imagens de abuso sexual infantil entre os pertences do pai, em ...
Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

2º TURNO

Ônibus serão gratuitos no domingo de eleição em Goiânia e região metropolitana

Gratuidade valerá durante toda a operação da RMTC no dia 25; linhas terão frequência de dias ú...