domingo, 16 de agosto de 2026
Boletim Focus

Inflação: BC eleva previsão para 4,89%

A meta inflacionária deste ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Inflação: BC eleva previsão para 4,89%
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A previsão da inflação para este ano continua acima da meta, segundo as estimativas do Boletim Focus – relatório semanal do Banco Central (BC) – divulgado nesta segunda-feira (23). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, está previsto em 4,91%, um aumento em relação ao relatório da última semana (4,89%).

A meta inflacionária deste ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Dessa forma, sendo o limite inferior 1,5% e o limite superior 4,5%.

Leia mais: Lira tem amplo apoio na Câmara, enquanto Pacheco enfrenta resistência no Senado

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 4,6% para 4,84%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 4% e 3,8%, respectivamente. O BC já admitiu o estouro da meta e que a chance da inflação superar o teto no próximo ano é de 50%. Como a meta de inflação não será atingida, o BC terá de justificar, por meio de carta pública, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os motivos.

A partir de 2025, um novo sistema de meta inflacionária entrará em vigor. O CMN não irá definir uma meta por ano. O colegiado fixou uma meta contínua em 3% com margem de tolerância de 1,5%.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Eleições 2026

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente; modalidade permite votar fora do domicílio ...
debates

OPINIÃO

Falta de debate elege desconhecidos e quem sofre é a população

Lula e Flávio empatam no quesito falta do confronto de ideias presidenciais, o governador Daniel ev...
Gustavo Mendanha

ENTREVISTA

Mendanha quer ampliar base no interior de Goiás por atuação municipalista no Senado

Candidato do PRD diz que pretende aproximar o Senado dos municípios, destaca apoios no Entorno e no...
Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

eleições 2026

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

Candidato do PL promete fila única na saúde, descentralização administrativa e metas para os pri...
PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Recurso

PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Partido pede que o TSE homologue a desistência e encerre o processo sem analisar o mérito
daniel caiado

ELEIÇÕES 2026

Seis cidades, Caiado e 5 mil pessoas: Daniel aposta alto na largada

Governador percorre o Entorno do DF neste domingo ao lado de Ronaldo Caiado, em uma operação polí...
Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...