Sobe para 12 o número de desaparecidos após desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Os mergulhadores precisaram interromper as buscas devido à contaminação do rio causada pelos caminhões
O número de desaparecidos devido ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, subiu para 12. O incidente ocorreu no domingo (22), e a informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal na madrugada desta segunda-feira (23). Além dos desaparecidos, duas pessoas morreram e oito veículos caíram da ponte.
Na manhã de hoje, os bombeiros estavam avaliando a melhor maneira de retomar as buscas, que tiveram sido interrompidas devido ao vazamento de ácido sulfúrico de um dos caminhões que caíram.
O coronel Magnum Coelho explicou que amostras de água foram coletadas para análises químicas a fim de verificar se os materiais tóxicos ainda estão presentes no rio ou se já se dissiparam. “Precisamos saber a qualidade da água para que possamos colocar nossas equipes de mergulhadores, que já estão prontas, com equipamentos, embarcações e todo o efetivo necessário para dar continuidade às buscas e localizar os veículos e as vítimas”, afirmou o coronel.
Alerta antes do colapso
Pouco antes do desabamento, Elias Junior, vereador de Aguiarnópolis (Republicanos), registrou imagens da ponte apresentando rachaduras. No vídeo, o vereador denuncia a precariedade da estrutura e alerta para o risco iminente. “Essa ponte tem mais de 60 anos. Sempre apontamos os problemas dessa estrutura e pedimos providências às autoridades competentes”, afirmou Elias.
A ponte era alvo de reclamações frequentes por parte da população, devido à falta de manutenção e ao intenso fluxo de veículos.
Leia mais: Ponte que liga Tocantins ao Maranhão desaba
Alternativas de rota
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou rotas alternativas para os motoristas que precisam transitar entre Maranhão e Tocantins:
- Tocantins : Siga pela estrada que liga Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, acesse a BR-230/TO e continue até o km 101, próximo a São Bento/TO. A partir daí, dirija no sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.
- Maranhão : Utilização pela BR-226/MA de Estreito/MA até Porto Franco/MA, e de lá seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.
As autoridades continuam monitorando a situação e investigando as causas do colapso.