terça-feira, 20 de outubro de 2026
Congresso Nacional

Câmara responde Dino sobre pagamento de emendas

Após receber as informações, Dino irá decidir se mantém a suspensão dos recursos ou não

Thiago Borgespor em
Câmara responde Dino sobre pagamento de emendas
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados respondeu, nesta sexta-feira (27), ao Supremo Tribunal Federal (STF) os questionamentos do ministro Flávio Dino sobre o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão. Dino estabeleceu o prazo até as 20h de hoje para que a Casa explicasse a execução das emendas parlamentares, atualmente suspensas por decisão do próprio ministro.

O ministro argumentou que a Câmara ainda não cumpriu integralmente as decisões da Corte referentes às regras de transparência e rastreabilidade no repasse das emendas. A exigência de informações faz parte do esforço para garantir maior controle sobre o uso dos recursos públicos. A falta de cumprimento dessas regras foi apontada como um obstáculo à fiscalização adequada.

No documento enviado ao Supremo, a Câmara dos Deputados afirmou que, antes da edição da Lei Complementar nº 210, de 2024, não havia previsão legal exigindo que as indicações de emendas de comissão fossem submetidas à votação pelas comissões. Essa lei foi editada com o objetivo de atender às normas relacionadas à liberação dos recursos das emendas.

Leia mais: Defesa de Braga Netto pedirá confronto com Mauro Cid em investigação sobre golpe

A Casa também destacou que a liberação das emendas ocorreu dentro dos trâmites corretos, conforme pareceres emitidos pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão, da Casa Civil e da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo a Câmara, as indicações seguiram as normas vigentes à época dos repasses.

“Reitera-se a plena legalidade do procedimento adotado pelos senhores líderes do Congresso Nacional, tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal, sob orientação jurídica dos ministérios”, afirmou a Câmara. Após receber as informações, Dino irá decidir se mantém a suspensão dos recursos ou não.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
câmara dos deputados emendas bloqueadas emendas parlamentares Flávio Dino

Veja também

Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Eleições 2026

Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Lula quer checagem de fatos no confronto final com Flávio Bolsonaro
Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

Segundo turno

Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

A cinco dias da eleição, mãe de Flávio Bolsonaro pede votos para o filho
Flávio Bolsonaro com sertanejos

Eleições 2026

“Tá todo mundo aqui apoiando a mudança”, diz Flávio Bolsonaro ao reunir sertanejos em Goiás

Encontro organizado pelo senador Wilder Morais, em Nerópolis, reuniu artistas como Gusttavo Lima, Z...
MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

transfobia

MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

Caso envolvendo Érika Hilton: MPSP pede retratação pública de Eduarda Campopiano
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro promete retomar programa de incentivos fiscais para turismo e eventos

Programa criado no governo Jair Bolsonaro zerava tributos federais, mas foi encerrado após consumir...
Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

Emenda à Constituição

Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

O anúncio do presidente aconteceu em entrevista coletiva em São Luís (MA) nesta terça-feira (20)
Lula e Flávio Bolsonaro confirmam presença em debate da Globo no segundo turno

debate da Globo

Lula e Flávio Bolsonaro confirmam presença em debate da Globo no segundo turno

Encontro está previsto para 25 de outubro, às 21h20; campanhas ainda podem sugerir mudanças nas r...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | TURISMO

Celina Leão propõe calendário de eventos para impulsionar turismo no DF

Em reunião com representantes da Fecomércio-DF, candidata defendeu a ampliação da divulgação d...