sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Saúde

Goiás contabiliza 110 doações de órgãos em 2024

40% das doações foram obtidas em hospitais pertencentes à rede pública estadual

Letícia Leitepor em
Goiás contabiliza 110 doações de órgãos em 2024
Ações de captações de órgãos envolvem várias equipes da Saúde estadual, além de parceiros que são fundamentais para garantir a logística em tempo hábil. Foto: SES-GO

Até o dia 27 de dezembro de 2024, a Gerência de Transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou 110 doações de órgãos, sendo que 40% delas foram obtidas em hospitais pertencentes à rede pública estadual. Os números se assemelham aos do ano anterior, quando houve 113 doações.

Este ano de 2024 é significativo para o estado, pois marca o início dos transplantes de medula óssea e pâncreas na rede estadual, ambos realizados no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), localizado em Goiânia.

“Apesar desse importante crescimento, ainda temos um grande desafio que é a recusa familiar, que este ano está em 68%”, avalia a gerente de Transplantes da SES-GO, Katiuscia Freitas. No ano passado, esse percentual foi de 62%. Ligada à Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação da pasta, a Gerência de Transplante tem o papel de coordenar todo o processo de transplante, desde a notificação de morte encefálica, doação de órgãos e tecidos e distribuição dos órgãos para transplantes.

Além disso, a gerência conta com uma equipe de profissionais qualificados que prestam apoio e esclarecimentos às famílias de pacientes diagnosticados com morte encefálica.

“Não é uma tarefa fácil, mas os profissionais estão preparados para acolher essas famílias e conversar sobre a possibilidade da doação de órgãos”, explica Katiuscia. A gerente conta que 55 unidades de saúde no Estado realizaram notificação de morte encefálica e que as captações ocorreram em 20 dessas unidades – oito delas da rede estadual.

Doações de órgãos

As unidades da rede estadual que realizaram captações de órgãos em 2024 foram o Hugo, Hugol e HGG (em Goiânia); Herso (Santa Helena); HCN (Uruaçu); Heana (Anápolis); HEL (Luziânia); e Hetrin (Trindade). Já os procedimentos de transplantes (fígado, rins e medula óssea) foram realizados no HGG. Goiás conta ainda com 22 equipes habilitadas para transplantes de córneas.

A Gerência de Transplantes atua ainda com importantes parceiros, fundamentais para a organização da logística em tempo hábil para a entrega do órgão para o transplante. Entre eles estão o Corpo de Bombeiro do Estado de Goiás (CBMGO), Samu, Serviço Aéreo do Governo de Goiás (Saeg), Aeroporto de Goiânia, empresas áreas comerciais e Força Aérea Brasileira (FAB).

“Cada processo envolve, além desses parceiros, os profissionais das unidades de saúde, Central Nacional e Estadual de Transplantes”, acrescenta a gerente. Katiuscia prevê muito trabalho em 2025, para ampliar os números desse importante ato de solidariedade em Goiás.

“A Gerência de Transplantes pretende continuar com as ações de capacitação de profissionais de saúde e campanhas de sensibilização da população, além de ter a previsão de utilizar o Sistema Integrado de Doação de Órgãos e Avaliação de Receptores (Sidoar), um importante sistema estadual criado para gerenciar todas as atividades de doação e transplante no Estado”, adianta.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

família

ROUBO A PROPRIEDADE RURAL

Suspeito morre em confronto com a PM após família ser mantida refém em Goiás

Crime durou mais de quatro horas e terminou com apreensão de arma e recuperação de joia roubada
Alta de síndromes respiratórias faz Anápolis lançar mutirão de vacinação em praças

vacinação no DF

DF amplia vacinação e pode superar 3 milhões de doses aplicadas em 2026

Rede de saúde aplicou 1,87 milhão de doses nos sete primeiros meses do ano e aposta em ações ext...
Operação em Jataí apreende eletrônicos em investigação sobre pornografia infantil

Infantojuvenil

Operação em Jataí apreende eletrônicos em investigação sobre pornografia infantil

Ação conjunta do MP-GO e da Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão e recolheu mais d...
Operação

PANDA REVERSO

Operação mira grupo suspeito de sonegar mais de R$ 743 milhões em Goiás

Força-tarefa cumpriu mandados de prisão e busca em Goiânia e Mossâmedes durante investigação c...
Canetas emagrecedoras serão oferecidas pelo SUS; veja o que já se sabe

SAÚDE

Canetas emagrecedoras serão oferecidas pelo SUS; veja o que já se sabe

Medicamentos serão destinados a pacientes com obesidade, mas critérios de acesso e data de início...
PCDF fecha casa de prostituição e apreende materiais em operação em Brasília

Prostituição

PCDF fecha casa de prostituição e apreende materiais em operação em Brasília

Investigação levou policiais a dois endereços, incluindo uma residência em Luziânia (GO); estab...
Falta de professores jovens no Brasil se repete no cenário goiano

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Falta de professores jovens no Brasil se repete no cenário goiano

Pesquisa do Instituto Semesp mostra que novos educadores somem da rede pública brasileira, enquanto...
Criança de 2 anos sobrevive após carro ser atingido por caminhão em rodovia de Goiás; 3 pessoas morreram

TRAGÉDIA NA GO-210

Criança de 2 anos sobrevive após carro ser atingido por caminhão em rodovia de Goiás; 3 pessoas morreram

Magno José Ferreira, Kauan Oliveira Alves e Hadryan Gabriel Sabará Silva estavam na Parati e morre...