O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 29 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cidade de Goiás

Semad conclui etapa de limpeza após vazamento de agrotóxicos no rio Vermelho

Acidente com carga roubada causou danos ambientais; monitoramento da água continua

Postado em 29 de dezembro de 2024 por Bruno Goulart
Semad conclui etapa de limpeza após vazamento de agrotóxicos no rio Vermelho
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) finalizou, na última quinta-feira (26/12), mais uma etapa do protocolo de mitigação dos danos ambientais causados pelo vazamento de agrotóxicos no rio Vermelho, na Cidade de Goiás. O incidente ocorreu no dia 17 de dezembro, após um acidente na GO-164, onde um caminhão transportando carga roubada colidiu com um carro de passeio, ambos caindo em uma ribanceira.

A empresa contratada pelos fabricantes para lidar com o derramamento concluiu a remoção dos resíduos, gerando oito big bags de resíduo sólido, uma bombona com peixes mortos e cerca de 400 litros de resíduo líquido.

Leia mais: Senado se une a governadores para derrubar decreto de Lula sobre uso da força policial

Monitoramento do Rio Vermelho

Apesar do avanço na limpeza, a Semad destacou a continuidade do monitoramento da água do rio, especialmente após relatos de peixes mortos a 23 km do local do acidente, no distrito de Buenolândia.

As barreiras de contenção no corpo hídrico permanecerão instaladas até que os relatórios de análise sejam finalizados. A secretaria reiterou que os resíduos removidos foram encaminhados para destinação ambientalmente adequada, seguindo as normas ambientais vigentes.

Por precaução, a Semad recomenda que a água do rio Vermelho não seja utilizada para banho ou hidratação de animais enquanto o monitoramento estiver em andamento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também