quinta-feira, 1 de outubro de 2026
Quilombolas

Lula regulariza 31 territórios quilombolas e beneficia 5 mil famílias em 2024

138 mil hectares foram regularizados

Otavio Augustopor em
Lula regulariza 31 territórios quilombolas e beneficia 5 mil famílias em 2024
Lula com os povos originários. Foto: Ricardo Stuckert

O governo Lula consolidou, ao longo de 2024, a regularização de 31 territórios quilombolas em diferentes estados brasileiros. Os decretos garantiram a titulação de mais de 138 mil hectares, beneficiando diretamente 5.401 famílias. A ação foi coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Regularização quilombola avança com Lula

Os decretos vão além da legalização fundiária. Eles representam o reconhecimento das demandas históricas das comunidades quilombolas e o fortalecimento da autonomia desses povos. Os processos de regularização envolveram análises administrativas e a formação de uma força-tarefa com servidores públicos para viabilizar as aprovações.

A retomada das políticas voltadas aos territórios quilombolas enfrentou desafios significativos. Entre as dificuldades, destacaram-se questões estruturais e políticas que impactaram os processos de reconhecimento e regularização. Apesar disso, os resultados obtidos em 2024 mostram avanços concretos na política pública voltada para a preservação cultural e a justiça social.

Os territórios regularizados abrangem comunidades em estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Na Bahia, foram consolidadas as titularidades de áreas como o território de Morro Redondo, em Seabra, com 5.068 hectares destinados a 67 famílias, e o território de Volta, em Bom Jesus da Lapa, com 12.485 hectares beneficiando 155 famílias.

No Maranhão, o território de Alcântara recebeu destaque. Foram regularizados 78.105 hectares para 3.350 famílias. Em Minas Gerais, o território de Marobá dos Teixeira, em Almenara, obteve a titularidade de 3.075 hectares, beneficiando 79 famílias.

adb01ab5e29f83f5b540e0fd3d6a844d
Grupos quilombolas. Foto: divulgação

Outros estados também registraram avanços importantes. No Rio Grande do Sul, o território de Arvinha, em Coxilha e Sertão, garantiu a regularização de 388 hectares para 33 famílias. Em São Paulo, o território de Jaó, em Itapeva, consolidou a titularidade de 165 hectares, atendendo 64 famílias.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Anápolis Aparecida de Goiânia Bolsonaro Brasil demarcação Goiânia Goiás indígenas Lula Política quilombolas

Veja também

Lula explica ausência no debate da Globo: “Pessoal começa a fazer gracinha”

Eleições 2026

Lula explica ausência no debate da Globo: “Pessoal começa a fazer gracinha”

No Flow, Lula diz por que não foi ao debate da Globo
‘Enquanto eu estiver vivo, vou trabalhar para que o fascismo não volte’, afirma Lula em podcast

Busca por reeleição

‘Enquanto eu estiver vivo, vou trabalhar para que o fascismo não volte’, afirma Lula em podcast

No Flow, Lula fala em combate ao fascismo e defende soberania brasileira
Caiado critica cancelamento do debate da Globo e fala em “atentado à democracia”

Eleições 2026

Caiado critica cancelamento do debate da Globo e fala em “atentado à democracia”

Caiado reage ao fim do debate da Globo: “Destruíram o processo eleitoral”
Debate da TV Globo

Desgaste para democracia

Decisões judiciais e desistências levam Globo a cancelar debate presidencial

A três dias do primeiro turno, emissora suspendeu último confronto entre os candidatos após mudan...
wilder morais

ELEIÇÕES 2026

Wilder Morais apresenta propostas para emprego e transporte no Entorno do DF

Candidato ao Governo de Goiás percorreu quatro municípios da região e defendeu polos industriais,...
datafolha

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Datafolha no DF: Celina tem 46%, Grass 22% e Belmonte 9%

Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º) e ouviu 910 eleitores em diferentes regiões do ...
stf

ALERTA NA ESPLANADA

Suspeita de bomba e tentativa de invasão fecham área do STF, em Brasília

Homem foi detido após tentar pular as grades da Corte e arremessar uma mochila em uma parada de ôn...
marconi

LUTO NA CAMPANHA

Marconi Perillo cancela agenda em Goiás após morte de empresário em acidente aéreo

Ebert Rodrigues Sousa morreu na queda de um avião de pequeno porte no Tocantins; empresário partic...