O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Tragédia

Autoridades dos EUA investigam conexão entre ataque em Nova Orleans e explosão de Cybertruck em Las Vegas

As autoridades apuraram possível conexão entre o suspeito do ataque em Nova Orleans e o motorista envolvido na explosão de um Cybertruck

Postado em 2 de janeiro de 2025 por Micael Silva
Autoridades dos EUA investigam conexão entre ataque Foto: Divulgação
Autoridades dos EUA investigam conexão entre ataque Foto: Divulgação

As autoridades dos Estados Unidos investigam uma possível ligação entre um ataque ocorrido em Nova Orleans e a explosão de um Cybertruck em frente a um hotel do presidente eleito Donald Trump, em Las Vegas. Ambos os incidentes aconteceram na quarta-feira (1º/1).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou na noite de quarta-feira que policiais e serviços de inteligência estão apurando se há conexão entre os dois casos. “Estamos monitorando a explosão de um Cybertruck do lado de fora do hotel Trump em Las Vegas”, afirmou Biden. Ele acrescentou: “A polícia e a comunidade de inteligência também estão investigando isso — inclusive há alguma possível relação com o ataque em Nova Orleans.”

Ataque em Nova Orleans

O ataque em Nova Orleans foi incidente por Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, que atropelou bolsas de pessoas durante as primeiras horas de 2025. De acordo com as autoridades locais, o ataque deixou 15 mortos e pelo menos 35 feridos.

Leia mais: Homem atropela e atira contra pessoas em Nova Orleans; e deixa 10 mortos

O FBI informou que uma bandeira do Estado Islâmico não foi encontrada nenhum veículo usado por Jabbar, e há suspeitas de que o ataque esteja relacionado à organização terrorista. O suspeito, natural do Texas, está sendo investigado sobre possíveis conexões com células extremistas.

Explosão em Las Vegas

Enquanto isso, em Las Vegas, a explosão de um Cybertruck da Tesla em frente a um hotel de propriedade de Donald Trump levantou suspeitas adicionais. O motorista do veículo ainda não foi identificado.

Segundo o xerife Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, tanto o caminhão usado no ataque em Nova Orleans quanto o Cybertruck envolvido na explosão foram exclusivos da mesma empresa, a Turo. A empresa afirmou estar cooperando plenamente com as autoridades e fornecendo todas as informações solicitadas.

O FBI realizou buscas em endereços direcionados ao suspeito no Texas, incluindo uma operação na cidade de Houston. “O FBI Houston e o Gabinete do Xerife do Condado de Harris estão conduzindo uma busca autorizada pelo tribunal em um local próximo aos cruzamentos da Hugh Road com a Crescent Peak Drive”, informou a agência em comunicado.

As investigações continuam em andamento, com as autoridades focadas em determinar se há uma conexão direta entre os dois incidentes e se eles fizeram parte de uma ação coordenada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também