O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 4 de janeiro de 2025
Aposentadoria

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

Faixa etária vai aumentando seis meses a cada ano

Postado em 4 de janeiro de 2025 por Micael Silva
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Com relação à aposentadoria por tempo de contribuição, houve um aumento de seis meses na idade mínima. Em 2025, as mulheres precisarão ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto os homens deverão ter 64 anos de idade e 35 anos de tempo de contribuição.

Essas idades aumentam a cada ano, com um acréscimo de seis meses. Em 2031, as mulheres terão que atingir 62 anos, e os homens, 65 anos, a partir de 2027. A aposentadoria também pode ser feita pelo sistema de pontos, que soma a idade e o tempo de contribuição. Em 2025, as mulheres precisarão de 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição), enquanto os homens precisarão de 102 pontos (com 35 anos de contribuição no INSS).

Uma exceção é para os professores, que possuem critérios específicos de tempo de contribuição no magistério: 25 anos para mulheres e 30 anos para homens. Em 2025, as professoras deverão atingir 87 pontos, enquanto os professores, 97 pontos. Essa classificação aumenta em um ponto a cada ano até alcançar 100 pontos para as mulheres e 105 para os homens.

Além disso, existem regras de transição chamadas “pedágio”, externas para quem está perto de se aposentar. O pedágio de 50% exige que o trabalhador cumpra um período adicional equivalente à metade do tempo que faltava para atingir o tempo de contribuição na data da Reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige que o trabalhador cumpra um período adicional igual ao tempo que faltava, além de atender à idade mínima e ao tempo de contribuição exigido, o que pode resultar em um benefício maior.

Leia mais: Aposentadoria complementar como garantia em empréstimos habitacionais

Sem pedágio de 50%, o trabalhador precisaria trabalhar metade do tempo que faltava para cumprir o tempo de contribuição previsto (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No pedágio de 100%, os homens devem ter pelo menos 60 anos de idade, e as mulheres, 57 anos. Por exemplo, se faltarem dois anos para a aposentadoria, o trabalhador teria que continuar por mais quatro anos sem serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para solicitar o benefício, disponível no aplicativo do INSS. Todas as regras também podem ser consultadas no site do instituto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também