O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Política Nacional

Bolsonaro deve ser julgado por tentativa de golpe de Estado

Tanto os rivais, quanto os aliados, apontam que serão quatro votos certos 

Postado em 6 de janeiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares
Bolsonaro
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República | Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) deve responder criminalmente por tentativa de golpe de Estado. O julgamento deve ocorrer na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que é integrada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O fato entra em consonância com o evento de repúdio aos ataques contra os Poderes promovido pelo Governo Lula, que acontece nesta quarta-feira (8).  

Com exceção de Luiz Fux, que tende a ponderar em suas decisões, os outros quatro são inimigos declarados do ex-presidente Bolsonaro. Tanto os rivais, quanto os aliados, apontam que serão quatro votos certos, tendo dúvida somente no voto do quinto ministro.  

Leia mais: “Contou com a conivência de muitos atores”, diz cientista político sobre 8/1

O julgamento vem em um momento que o governo tenta fomentar a importância negativa para a democracia brasileira dos ataques aos Poderes e capitalizar politicamente. A relação entra em de acordo com a cartilha governista que discursa, desde a campanha eleitoral, de que o atual presidente é um entusiasta das relações democráticas.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também