O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Política Americana

Congresso americano certifica eleição de Donald Trump  

Para este ano, o Capitólio reforçará a segurança para não repetir episódio de violência de 2021 

Postado em 6 de janeiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares

Após polêmicas durante processo entre derrota eleitoral e vitória histórica contra Kamala Harris (Democrata), Donald Trump e o seu vice, J. D. Vance, recebem diploma do Congresso dos EUA, nesta segunda-feira (6). De acordo com a legislação, cabe à atual vice-presidente, Kamala, que também preside o Senado, oficializar a chapa vencedora e, em caso de dúvida, coordenar a contagem dos votos dos delegados. A cerimônia no Congresso é o último passo antes da posse oficial.   

Como os Republicanos são a maioria nas duas casas legislativas, não se espera objeções ao resultado. Além disso, o presidente eleito se consagrou vitorioso com 312 delegados contra 226 da candidata derrotada. Para este ano, o Capitólio reforçará a segurança para não repetir episódio de violência de 2021.  

Leia mais: Putin propõe diálogo com Trump para resolver conflito na Ucrânia

O evento de diplomação é marcado por iniciar uma sessão conjunta de senadores e da deputados, no qual funcionários do primeiro levam certificados que atestam a votação de cada Estado americano para a Câmera em caixas de madeira mogno. Kamala, a então vice-presidente da Casa Alta, abrirá os certificados e avaliadores reconhecerão por meio de uma leitura os resultados eleitorais para os congressistas. 

Vitória eleitoral 

O processo turbulento que configurou a democracia americana escancara fragilidades institucionais que podem perdurar na chefia de uma das nações mais poderosas do planeta. O presidente Trump terá que lidar com a insatisfação dos democratas e com o extremismo de seu eleitorado. No entanto, pautas como a expulsão dos imigrantes ilegais podem unir os dois espectros políticos. 

O que auxiliou Trump em sua caminhada à Casa Branca foi a incapacidade do atual presidente, Joe Biden, de lidar com aspectos da macroeconomia, política externa e suspeitas de inaptidão para o cargo. Estas situações dificultaram a vida de sua sucessora e pavimentaram vitória.    

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também