Dois corpos são encontrados no trem de pouso de avião da JetBlue
De acordo com a FAA, os compartimentos de trem de pouso frequentemente são utilizados por passageiros clandestinos
Dois homens foram encontrados mortos no compartimento do trem de pouso de um avião da JetBlue, após a aeronave aterrissar no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida, na segunda-feira (6). O voo, que vinha de Nova York, foi inspecionado durante a manutenção pós-voo, quando os corpos foram descobertos.
A companhia aérea informou que as identidades das vítimas ainda são desconhecidas e que as circunstâncias de como os homens acessaram a aeronave estão sendo investigadas. A aeronave, um Airbus A320, operava o Voo 1801, que partiu do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e pousou em Fort Lauderdale às 23h10, horário local.
De acordo com informações da polícia, a descoberta foi feita por um técnico de portão, que percebeu que dois homens no compartimento do trem de pouso estavam inertes. O termo “Sinal 7”, utilizado para relatar uma pessoa falecida, foi rapidamente acionado.
“Os indivíduos encontrados falecidos são ambos homens, e suas identidades ainda não foram confirmadas”, afirmou Carey Codd, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Broward. O caso agora segue sendo investigado pelas autoridades, e o Gabinete do Médico Legista do Condado de Broward realizará autópsias para determinar as causas da morte.
Fontes próximas ao caso indicaram que os corpos estavam em avançado estado de decomposição. “É uma situação profundamente triste, e estamos colaborando de perto com as autoridades para entender como isso aconteceu”, disse um comunicado da JetBlue.
A Administração para a Segurança dos Transportes (TSA), a FAA (Administração Federal de Aviação) e autoridades locais estão trabalhando juntas para apurar os detalhes do incidente. A aeronave estava em serviço durante boa parte do dia, com escalas em várias cidades, incluindo Kingston, Jamaica, Nova York e Salt Lake City, antes de finalizar seu trajeto em Fort Lauderdale.
De acordo com a FAA, os compartimentos de trem de pouso frequentemente são utilizados por passageiros clandestinos, que não percebem os riscos dessa prática, como o espaço limitado e a falta de oxigênio durante o voo. A agência estima que cerca de 80% dos passageiros clandestinos morrem devido a asfixia ou congelamento ao tentarem se esconder em compartimentos externos das aeronaves.