Lula se irrita em derrota para oposição sobre norma do Pix
A condução da crise instaurada a respeito da norma revogada do Pix enfureceu o petista
A condução da crise instaurada após o anúncio da norma da Receita Federal que ampliaria a fiscalização sobre transações via Pix, que foi revogada, enfureceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A avaliação dos próximos e dos opositores do Palácio do Planalto é que, após uma série de erros consecutivos, o tema se transformou em uma vitória para a oposição. Um dos erros mais comentados é a ausência de definição de uma estratégia de comunicação para tratar sobre a medida, que recebeu um tratamento burocrático da equipe econômica chefiada pelo ministro Fernando Haddad.
Líder do movimento da oposição, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo em seu Instagram em que afirma que o governo “só está pensando em arrecadar, sem te oferecer nada”. O parlamentar ainda diz que a medida é uma “quebra de sigilo mascarado de transparência”. A postagem já conta com mais de 300 milhões de visualizações.
Leia mais: Moraes nega pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump nos EUA
O presidente decidiu, após reuniões, revogar a norma. Haddad ainda defendeu o mérito da medida, mas no fim das contas, pesou para Lula e sua comunicação, agora chefiada por Sidônio Palmeira, que campanhas publicitárias não seriam o suficiente para minimizar os danos na imagem do governo e deter a onda de críticas e fake news em cima da temática.
Os parlamentares da base governista e próximos a Lula questionaram a decisão de revogar a medida, após defenderem publicamente a fiscalização do Pix e saírem em defesa do governo federal.