O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Bolsa Família

Famílias de 1,1 mil candidatos eleitos têm benefícios do Bolsa Família cancelados

O Bolsa Família é destinado a famílias com renda mensal de, no máximo, R$ 218 por pessoa

Postado em 17 de janeiro de 2025 por Micael Silva
Bolsa Família Lyon Santos/ MDS
Bolsa Família Lyon Santos/ MDS

As 1.199 famílias com membros eleitos nas eleições municipais de 2024 tiveram seus benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás suspensos. A medida será válida durante todo o mandato do familiar eleito e já foi comunicada às famílias afetadas. Entre os casos estão sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores.

Além disso, pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal que tenham algum eleito familiar também não poderão solicitar os benefícios. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) publicou uma instrução normativa nesta sexta-feira (17), regulamentando a suspensão.

Leia mais: Ministério da Igualdade Racial firma para combater o racismo

Segundo comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), o primeiro pagamento de 2025 do Bolsa Família, está programado para começar na próxima segunda-feira (20), excluiu os 1.199 candidatos eleitos da lista de beneficiários.

A definição de quem pertence à mesma família é feita no momento do cadastro, considerando aqueles que moram no mesmo endereço e diretório de receitas e despesas.

“O objetivo da medida é aprimorar a alocação de recursos e garantir a focalização do programa, e não gerar economia, visto que os benefícios são destinados a todos os que atendem aos critérios de elegibilidade”, explicou o MDS à Agência Brasil.

Renda

O Bolsa Família é destinado a famílias com renda mensal de, no máximo, R$ 218 por pessoa, desde que estejam inscritos no CadÚnico. O cadastro é realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios.

Para tirar dúvidas sobre o programa, os beneficiários podem ligar para o Disque Social pelo número 121, ou acessar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal através do número 111. Também é possível consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito. nas lojas virtuais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também