Sobrinho de Dilma apresenta projeto para criar “ensino anti-fake news”
Vereador por Belo Horizonte, Pedro Rousseff (PT) é autor do projeto
Sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, o vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff (PT), apresentou um projeto de lei (PL) para instituir o “ensino anti-fake news” nas escolas municipais da capital mineira.
A matéria objetiva “ promover a alfabetização midiática e a formação de estudantes com capacidade crítica para identificar, analisar e combater a desinformação”, segundo o texto.
O projeto garante que o ensino terá atividades pedagógicas para desenvolver “habilidades de checagem de informações e verificação de fontes” nas crianças. Além disso, os alunos serão ensinados a utilizar as redes seguramente e capacitados a identificar elementos de notícias falsas e manipuladas.
Leia mais: Orçamento travado dificulta fluxo das emendas parlamentares
O “ensino anti-fake news” poderão ser integrados às disciplinas – incluindo projetos interdisciplinares – e abordados em atividades complementares, segundo o PL.
“Assim, o ‘ensino anti-fake news’ contribuirá para fortalecer a educação como pilar de resistência à desinformação e para a construção de uma sociedade mais justa e informada”, escreveu o sobrinho de Dilma, em sua justificativa do texto.