O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 19 de janeiro de 2025
Luto no esporte

Morre Léo Batista, referência do jornalismo esportivo, aos 92 anos

Com uma carreira que ultrapassou sete décadas, Leo Batista tornou-se um dos ícones da televisão e do jornalismo esportivo brasileiro

Postado em 19 de janeiro de 2025 por Micael Silva
O jornalista, apresentador e locutor Leo Batista faleceu neste domingo (19), aos 92 anos Foto: Divulgação
O jornalista, apresentador e locutor Leo Batista faleceu neste domingo (19), aos 92 anos Foto: Divulgação

O jornalista, apresentador e locutor Leo Batista faleceu neste domingo (19), aos 92 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas. Ele estava internado desde o dia 6 de janeiro na UTI do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, em estado grave. A notícia foi confirmada pela TV Globo.

Com uma carreira que ultrapassou sete décadas, Leo Batista tornou-se um dos ícones da televisão e do jornalismo esportivo brasileiro. Reconhecido como “A Voz Marcante” da TV, ele foi o funcionário mais antigo da Globo, onde trabalhou por mais de 50 anos. Durante sua trajetória, participou da cobertura de 13 edições de Jogos Olímpicos e 13 Copas do Mundo. Sua voz, que marcou a história do “Fantástico” com a famosa “zebrinha”, também ficou eternizada nas narrações dos gols da rodada e em programas como Globo Esporte e Esporte Espetacular .

Leo Batista nasceu em Cordeirópolis, interior de São Paulo, em 1932, e iniciou sua carreira na Rádio Clube de Birigui. Em 1952, foi contratado pela Rádio Globo, onde narrou momentos históricos, como a estreia de Garrincha, e foi o primeiro a divulgar a morte de Getúlio Vargas em 1954. O Botafoguense declarou, ingressou na TV Globo em 1970, quando foi enviado ao México como freelancer para cobrir a Copa do Mundo daquele ano.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do jornalista, que deixa um legado inestimável para a comunicação e o esporte no Brasil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também