Cuidados alimentares essenciais para quem tem diabetes
Entre os alimentos que devem ser evitados por pessoas com diabetes estão os que contêm açúcares simples, como refrigerantes
O diabetes é uma condição caracterizada pela produção insuficiente ou pela absorção inadequada de insulina, um hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas no Brasil vivem com a doença, o que representa 6,9% da população.
Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manter os níveis de glicose controlados. Já os portadores de diabetes tipo 2, além de usarem medicamentos, devem adotar mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada.
Especialistas apontam que o diabetes tipo 2 está fortemente relacionado ao estilo de vida, especialmente à alimentação. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e carboidratos refinados, como pães e doces, pode resultar em ganho de peso e resistência à insulina, dois fatores principais que contribuem para o desenvolvimento da doença.
Entre os alimentos que devem ser evitados por pessoas com diabetes estão os que contêm açúcares simples, como refrigerantes, doces e bolos. Além disso, é recomendável limitar a ingestão de alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e trans, que podem agravar a resistência à insulina.
Massas e carnes processadas, como linguiças, salames, mortadelas, salsichas e presuntos, também são desaconselhados, pois contêm aditivos químicos, como nitrato de sódio e nitrosaminas, que prejudicam a função do pâncreas e podem contribuir para a inflamação e estresse oxidativo no corpo, fatores que favorecem o aparecimento de diabetes.
Os carboidratos não precisam ser eliminados da dieta, mas devem ser consumidos com moderação e priorizando as versões integrais. O consumo excessivo de carboidratos pode comprometer o tratamento e elevar os níveis de glicose no sangue. Alimentos como arroz branco, macarrão de massa branca e pão de forma feito com farinha refinada devem ser evitados, em favor de alternativas integrais, como arroz integral e macarrão integral.
Outro item que deve ser evitado são os refrigerantes. As versões zero açúcar podem ser consumidas de forma ocasional, mas não devem ser parte da rotina alimentar. O mesmo vale para doces sem açúcar, que, se consumidos, devem ser ingeridos com cautela.
Entre os adoçantes mais recomendados estão os de origem natural, como o açúcar de coco, que além de não ser refinado, contém vitaminas do complexo B. Outras opções viáveis são a stevia e o eritritol.
Alimentos permitidos
Alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, desempenham um papel fundamental no controle do diabetes. Isso ocorre porque as fibras retardam a absorção dos carboidratos, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis.
Algumas frutas recomendadas para pessoas com diabetes incluem laranja, pera, morango, maçã e frutas vermelhas. Entre as opções de legumes e verduras, alface, tomate, vagem, abobrinha, cebola, quiabo e agrião são excelentes escolhas, pois são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que auxiliam no controle glicêmico.
Além disso, leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha são fontes importantes de fibras e proteínas. Elas contribuem para a absorção mais lenta dos carboidratos e devem ser incorporadas à dieta de quem tem diabetes para ajudar no gerenciamento da glicemia.