O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Quitação de Dívidas

IPVA 2024 atrasado já pode ser parcelado para todos os veículos

Documento de IPVA atrasado deve ser emitido no site da Economia. Já o licenciamento e as infrações continuam no site do Detran

Postado em 24 de janeiro de 2025 por Alexandre Paes
Para parcelar o IPVA vencido há mais de 90 dias, é necessário acessar o site da Economia | Foto: Economia Goiás
Para parcelar o IPVA vencido há mais de 90 dias, é necessário acessar o site da Economia | Foto: Economia Goiás

Os proprietários de veículos que não pagaram o IPVA de 2024 já podem parcelar o débito em até seis vezes, independentemente do final da placa. O parcelamento deve ser feito pelo site da Secretaria da Economia (https://goias.gov.br/economia/), diferente do IPVA de 2025 em que o parcelamento é realizado pelo portal do Detran.

O IPVA vencido há mais de 90 dias pode ser parcelado, conforme a legislação. O parcelamento se aplica exclusivamente ao valor do IPVA. Para a quitação do Licenciamento Anual e eventuais multas de trânsito, é necessário acessar também o site do Detran ou do Portal Expresso e emitir a DUA ou boleto referente ao débito.

“É importante que o motorista regularize sua situação junto à Receita Estadual e aproveite esse parcelamento para garantir a circulação do veículo dentro da lei evitando complicações futuras”, ressalta o gerente do IPVA, Jorge Arêas.

Como parcelar

Para parcelar o IPVA vencido há mais de 90 dias, é necessário acessar o site da Economia (https://goias.gov.br/economia/), clicar em “Pagar ou Parcelar Tributos” e, na sequência, em “Parcelamento do IPVA”. Para simular o parcelamento, basta informar a placa e o Renavam do veículo.

A migração do IPVA do sistema do Detran para a Secretaria da Economia ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro de 2024, envolvendo aproximadamente 600 mil veículos. Atualmente, cerca de 510 mil ainda possuem débitos referentes a 2024, somando R$ 538 milhões. Além disso, mais de 38% desses veículos acumulam dívidas superiores a R$ 3 mil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também