quarta-feira, 4 de novembro de 2026
Agronegócio

Goiás inaugura 1° agrocolégio do Brasil

Escola em Goiânia oferece ensino médio e profissionalizante com foco na agricultura familiar e inovação tecnológica para o agronegócio

Bruno Goulartpor em
Goiás inaugura 1° agrocolégio do Brasil
Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado (UB) inaugurou nesta segunda-feira (27/1), em Goiânia, o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, primeira unidade voltada para a formação de jovens no campo do país.

Localizada no Centro de Treinamento da Emater Goiás, a escola combina ensino médio e capacitação técnica, com o objetivo de preparar os alunos para a operação, gestão e sucessão familiar no agronegócio. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Caiado destacou a abordagem científica e prática da instituição, com atenção especial à agricultura familiar e pesquisa. “Os estudantes sairão daqui preparados para o mercado e para contribuir com a inovação no campo”, afirmou. Gracinha Caiado ressaltou que o projeto busca fazer com que os jovens vejam o campo como uma oportunidade de renda e futuro promissor.

Leia mais: Déficit orçamentário afeta 18 dos 20 maiores municípios goianos, diz TCM-GO

A escola homenageia o ex-governador Maguito Vilela, que teve origens no campo e uma ligação com o agronegócio. O vice-governador Daniel Vilela celebrou a homenagem e enalteceu o impacto da escola na formação dos filhos de pequenos produtores. “Eles terão acesso à tecnologia e oportunidades melhores que as gerações anteriores”, afirmou.

Com 60 alunos já matriculados, o agrocolégio adota o seguinte modelo: um mês de aulas em tempo integral na instituição e outro no campo, aplicando o aprendizado. Em parceria com a Emater Goiás, a meta é expandir o número de vagas gradualmente, chegando a 180 até 2027. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, reforçou a relevância da parceria para fortalecer o vínculo dos jovens com suas raízes e promover qualidade de vida no campo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Agrocolégio Goiás Ronaldo Caiado

Veja também

Javier Milei

Fuga para EUA

Governo Milei nega participação na saída de Flávio Bolsonaro do Brasil

Casa Rosada afirma que entrada do senador na Argentina ocorreu de forma regular e sem qualquer inter...
GDF apresenta 420 projetos e busca R$ 4,3 bilhões em emendas para 2027

POLÍTICA

GDF apresenta 420 projetos e busca R$ 4,3 bilhões em emendas para 2027

Propostas foram encaminhadas à bancada do DF no Congresso Nacional e contemplam áreas como saúde,...
Secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

POLÍTICA

Secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

Homenagem proposta pelo deputado Thiago Manzoni será realizada em 13 de novembro, no plenário da C...
Alexandre Silveira é cotado para o Ministério da Segurança Pública

Esplanada dos Ministérios

Alexandre Silveira é cotado para o Ministério da Segurança Pública

Ministro de Minas e Energia tem apoio de integrantes do Planalto
Mulheres conquistam espaços de poder, mas desafios de representação persistem na política do DF

POLÍTICA

Mulheres conquistam espaços de poder, mas desafios de representação persistem na política do DF

Celina Leão comandará o GDF, Senado terá três mulheres e CLDF contará com cinco deputadas; espe...
Rogério Marinho

Presidência do Congresso

PL lança Rogério Marinho para disputar presidência do Senado em 2027

Líder da oposição conta com a maior bancada da próxima legislatura e apoio do Novo, mas terá de...
IA

Meta

Justiça suspende regras da Meta que permitiam uso de conteúdos jornalísticos sem autorização

Decisão liminar atende a três entidades representativas da imprensa e impede que a empresa utilize...
Vereador de Goiânia articula caravana aos EUA para visitar Flávio Bolsonaro

VÃO PARA OS EUA

Vereador de Goiânia articula caravana aos EUA para visitar Flávio Bolsonaro

Sargento Novandir pretende reunir parlamentares, empresários e apoiadores de direita em uma viagem ...