Lula deve ir à Rússia para celebrar 80 anos do fim da Segunda Guerra
Durante conversa com Vladimir Putin, presidente brasileiro indicou intenção de participar das comemorações em maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja viajar a Moscou em maio, a convite do presidente russo, Vladimir Putin, para participar das celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
A data marca a rendição das tropas nazistas em maio de 1945. Segundo nota do Palácio do Planalto, Lula manifestou intenção de comparecer ao evento, que é tradicionalmente celebrado na Rússia com desfiles militares.
Lula conversa com Putin
Durante a conversa telefônica, Putin destacou a importância do momento histórico e comemorou a possibilidade de reforçar laços entre Brasil e Rússia.
Leia mais: Déficit orçamentário afeta 18 dos 20 maiores municípios goianos, diz TCM-GO
Ele também sugeriu a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países. Na agenda do diálogo, Lula e Putin abordaram a guerra na Ucrânia, com o líder brasileiro reafirmando o compromisso do Brasil com a promoção da paz.
Putin agradeceu os esforços do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, lançado em parceria com a China na ONU, e elogiou a liderança brasileira no combate à fome e à pobreza, exemplificada pela Aliança Global criada durante a presidência do G20 em 2024. Ele reforçou ainda o compromisso com o avanço de iniciativas no Brics, bloco que o Brasil preside este ano.
As celebrações em Moscou ocorrerão no contexto das paradas militares anuais organizadas pela Rússia. Enquanto isso, Lula planeja aproveitar a ocasião para discutir temas bilaterais e globais com o líder russo.