segunda-feira, 10 de agosto de 2026
Senado Federal

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com aliança do PT e PL

Votação histórica garantiu 73 votos para Alcolumbre

Otavio Augustopor Otavio Augusto em
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com aliança do PT e PL
Davi Alcolumbre no Senado. Foto: Divulgação

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito presidente do Senado neste sábado (1º), garantindo um novo mandato de dois anos. Ele obteve 73 dos 81 votos, consolidando uma ampla aliança que incluiu partidos de espectros opostos, como PT e PL. Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) receberam, cada um, quatro votos.

Davi Alcolumbre no Senado

Mesmo fora do cargo há quatro anos, Alcolumbre manteve influência no Senado. Ele teve participação ativa na indicação de ministros no governo Lula (PT) e no direcionamento de emendas parlamentares. Sua eleição contou com o apoio de nove dos 12 partidos com representação na Casa, incluindo PSD, MDB, União Brasil, PP, PSB, Republicanos e PDT.

Após a confirmação do resultado, Alcolumbre recebeu telefonemas do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. O apoio do PL foi costurado por Bolsonaro em troca da 1ª vice-presidência do Senado e de espaços estratégicos em comissões. Em contrapartida, o senador amapaense se comprometeu a não obstruir a discussão sobre anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Em seu discurso, Alcolumbre defendeu a harmonia entre os Poderes, mas cobrou respeito às prerrogativas do Legislativo. Ele destacou a tensão entre o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o bloqueio de emendas parlamentares. Nos últimos anos, o senador esteve no centro do debate sobre distribuição de recursos no Orçamento. Ele apoiou as emendas de relator, proibidas pelo STF em 2022, e depois articulou a ampliação das emendas de comissão, agora sob questionamento na Corte.

A eleição do amapaense foi uma das mais expressivas desde a redemocratização. Apenas Mauro Benevides, em 1991, e José Sarney, em 2003, tiveram votações superiores, com 76 votos cada. Em 2019, Alcolumbre venceu com 42 votos, após uma disputa tumultuada que envolveu a renúncia de Renan Calheiros (MDB-AL) e um impasse no plenário.

Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre em eleição no Senado. Foto: Divulgação

A nova gestão reforça a influência do senador sobre o Orçamento e as pautas do Congresso. Com trânsito entre diferentes grupos políticos, ele se posiciona como peça-chave para os interesses do governo e da oposição nos próximos dois anos.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Adesivo eleitoral no carro pode deixar motorista sem indenização do seguro; entenda

ELEIÇÕES 2026

Adesivo eleitoral no carro pode deixar motorista sem indenização do seguro; entenda

Problema pode acontecer quando o veículo passa a ser usado em campanhas ou para publicidade sem que...
Hugo Motta declara apoio à reeleição de Lula

eleições 2026

Hugo Motta declara apoio à reeleição de Lula

Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que novo mandato do petista “é o melhor para o país�...
Daniel Vilela diz que irá ‘honrar legado’ de Iris Rezende em Goiás

eleições 2026

Daniel Vilela diz que irá ‘honrar legado’ de Iris Rezende em Goiás

Governador afirmou que "não entrará em discussão" com a filha do ex-governador e candidata a vice...
Após debate, Celina critica adversários por declarações sobre crise do BRB

POLÍTICA

Após debate, Celina critica adversários por declarações sobre crise do BRB

Governadora afirmou que candidatos demonstraram “incapacidade” para compreender a operação de ...
Caiado apresenta plano de segurança com lei contra terrorismo doméstico e penas de até 45 anos

Plano de segurança

Caiado apresenta plano de segurança com lei contra terrorismo doméstico e penas de até 45 anos

Candidato do PSD propõe novo Ministério da Segurança, 40 presídios de segurança máxima, reduç...
Senador pede investigação após vazamento de foto em piscina

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

Senador pede investigação após vazamento de foto em piscina

Weverton Rocha (PDT) questionou a divulgação de imagem apreendida durante operação da PF
michelle bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Michelle Bolsonaro fecha acordo com Podemos para disputar o Senado no DF, diz jornal

Ex-primeira-dama terá apoio da legenda no Distrito Federal, enquanto presidente estadual do partido...
congresso

RETORNO DO RECESSO

Congresso retoma votações com misoginia, combustíveis e escala 6×1 na pauta

Câmara e Senado voltam a analisar propostas antes de uma janela reduzida de votações provocada pe...