O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Atividades parlamentares

Câmara de Goiânia inicia nova legislatura com dois vereadores a mais

Evento contará com a presença do prefeito Sandro Mabel e será a primeira reunião oficial dos 37 vereadores eleitos

Postado em 3 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Câmara de Goiânia inicia nova legislatura com dois vereadores a mais
Foto: Câmara de Goiânia

A Câmara Municipal de Goiânia dá início às atividades legislativas de 2025 nesta terça-feira (4/2), com uma sessão ordinária que marca o começo da 20ª Legislatura. O evento, que ocorre no Plenário a partir das 9h, contará com a presença do prefeito Sandro Mabel (União Brasil) e será a primeira reunião oficial dos 37 vereadores eleitos.

Mais vereadores

O aumento no número de cadeiras na Câmara, de 35 para 37, é resultado do crescimento populacional de Goiânia, que, segundo o Censo 2022 do IBGE, atingiu 1.437.237 habitantes. A mudança foi aprovada em 2023 por meio de alteração na Lei Orgânica do Município, que estabelece escalonamento no número de vereadores conforme a população. Atualmente, a cidade se enquadra na faixa de 37 cadeiras, mas o número pode chegar a 55, caso a população ultrapasse 8 milhões de habitantes.

Estrutura

A 20ª Legislatura também traz mudanças na composição da Mesa Diretora, que passou de 10 para 12 membros, incluindo a criação de cargos como primeiro e segundo vice-presidentes corregedores e quinto secretário. Além disso, a Comissão de Educação e Cultura foi desmembrada em duas, elevando o total de comissões permanentes de 21 para 22. Outras comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças, também tiveram aumento no número de integrantes. Na sessão de abertura, serão discutidos e votados projetos de lei propostos pelos vereadores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também