O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Trabalho

Governo investiga escala 6×1 no Brasil

Ministério do Trabalho coleta dados sobre trabalhadores em regime 6×1

Postado em 4 de fevereiro de 2025 por Herbert Alencar
escala 6×1
Foto divulgação

O Ministério do Trabalho e Emprego está realizando um levantamento detalhado sobre os brasileiros que trabalham sob a escala 6×1, que consiste em seis dias de trabalho seguidos por um dia de folga. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2023, aproximadamente 33,5 milhões de trabalhadores no país cumprem jornadas semanais entre 41 e 44 horas, indicando que muitos podem estar inseridos nesse regime.

A iniciativa de coletar esses dados surge em meio ao debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa eliminar a escala 6×1, reduzindo a carga horária semanal máxima para 36 horas e implementando uma jornada de quatro dias de trabalho seguidos por três dias de folga, sem redução salarial. A proposta, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL), já obteve as assinaturas necessárias para tramitar na Câmara dos Deputados.

Especialistas apontam que a falta de dados específicos sobre os dias trabalhados semanalmente dificulta a análise dos potenciais impactos dessa mudança legislativa. Atualmente, registros como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Rais contabilizam apenas a carga horária semanal, sem detalhar a distribuição dos dias de trabalho. A coleta dessas informações é considerada essencial para embasar o debate e avaliar as consequências para os trabalhadores e empregadores.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também